Especialistas recomendam cuidados com fogos

O alerta dos médicos existe por causa dos dados nas vésperas do Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras

Postado em: 24-06-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Especialistas recomendam cuidados com fogos
O alerta dos médicos existe por causa dos dados nas vésperas do Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras

Marcus Vinícius Beck 

A tradicional temporada de festa junina já começou. Aquele quentão que se bebe com os amigos e família combate o frio, mas nem tudo é tranquilo nesta época do ano. Especialistas recomendam redobrar os cuidados para evitar acidentes com fogos de artifício. 

Continua após a publicidade

Segundo levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM), ocorreram 4.577 internações por conta da queimada com artefatos explosivos. A média no país é de 85 atendimentos apenas nos meses de junho. “Nós interpretamos que seja em função da nossa cultura, da nossa tradição”, explica Jecé Brandão, vice-presidente da CFM.

O alerta dos médicos existe por causa dos dados nas vésperas do Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras. Os especialistas orientam que a vítima não deve se automedicar e, ao sofrer acidente, deve ser encaminhado a um centro especializado. “Não se deve fazer absolutamente nada. No máximo, pode lavar um pouco com água limpa, mas não deve cobrir”, recomenda.

Já a Celg alerta para alguns cuidados que se deve ter nesta época do ano. Segundo a instituição, o contato com enfeites, bandeirinhas e objetos metálicos que possuem fiação podem causar acidentes. De acordo com a Celg, devem ser evitadas emendas mal feitas e uso de “T”s e outras gambiarras. 

A Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) também explica que barracas, arquibancadas, palanques e palcos têm de ser montados a uma distância de 1,5m (horizontal) da rede elétrica. Além disso, balões próximos das redes elétricas são mais perigosos e aumentam riscos de incêndios.

Acidente

Na semana passada, próximo a Goiânia, um ocupante de uma caminhonete ficou seriamente ferido após rojão explodir na carroceira do veículo. O rapaz tem 16 anos, e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O veículo ficou destruído.

Segundo o Corpo de Bombeiros, ele teve ferimentos em várias partes do corpo e uma lesão gravíssima no pé direito. O Hugol informou que ele está internado na UTI de queimaduras em estado gravíssimo e respira com ajuda de aparelhos.

O ferido foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital Municipal de Sanclerlância. De acordo com a Polícia Militar (PM), cinco pessoas estavam no carro divulgando festa junina na cidade quando aconteceu o acidente. “Será investigado como aconteceu essa explosão”, afirma o tente da PM, José Evangelista Barbosa. 

Veja Também