Vendas de carros em recuperação

Venda de carros deve crescer 2.04% este ano. Queda de juros e novos lançamentos atraem consumidores

Postado em: 26-06-2017 às 06h30
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Vendas de carros em recuperação
Venda de carros deve crescer 2.04% este ano. Queda de juros e novos lançamentos atraem consumidores

Wilton Morais 

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran) registrou aumento no número de veículos em circulação no Estado. Consequentemente, os números refletem a elevação do número de vendas, registrado em março deste ano, em todo o País. À ocasião, a venda de veículos se elevou 5,5%, em dois anos, conforme a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

A venda de veículos novos no País teve elevação de 16,77%, em maio deste ano em relação ao mesmo período de 2016. O número sugere que o mercado de automóveis no Brasil vem crescendo e vencendo a crise financeira.

Continua após a publicidade

Aumento

No mês de abril, o número de veículos novos emplacados teve aumento de 24,63%, em comparação ao ano anterior, em Goiás. O dado é do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), fornecido pelo Sindicato das Concessionárias e Distribuidores de Veículos Automotivos de Goiás (Sincodiv-GO).

No acumulado do ano, o aumento estimado foi de 2,24%. Foram 802.270 unidades comercializadas, durante o ano. De acordo com a Fenabrave, a expectativa de crescimento para 2017 é de 2.04%. Mesmo com a incerteza política, a recuperação da economia tem sido positiva no setor automotivo. 

Mercado propício

O diretor comercial Fernando Faria esclareceu que em Goiás a recuperação do mercado automotivo tem relação com a recuperação do mercado agropecuário. “A crise impactou menos a gente por conta do agronegócio, que não fica polarizado apenas na Capital e na região metropolitana. A economia se sustenta, tivemos um nível de queda grande, mas recuperamos. E isso influencia no mercado automotivo”.

O representante comercial Gildo Vasconcelos, veio do Maranhão para comprar o carro para a esposa, em Goiânia. Conforme contou Gildo, Goiás proporciona uma opção melhor para a compra de veículos. “Temos isenção do IPVA no primeiro ano. O atendimento é melhor. E passando por Goiânia, vimos essa oportunidade. Todos os meus carros foram comprados aqui”, disse a advogada Janayna Silva Rocha, esposa de Gildo.

“Já tínhamos a vontade de comprar esse carro. Acabei comprando, o veículo é mais alto, em relação ao Corola, que já tínhamos. Temos um bebê, e isso facilita o transporte”, contou Gildo.

Para o diretor comercial, a queda de juros a inflação baixa e os novos lançamentos das concessionárias também são fatores que atrai o consumidor. “As novidades trazem clientes, tem muita gente sem acesso a crédito, mas até antes da crise o segmento ‘A’ – carros de menor valor – representava 50% dos negócios. Atualmente não representam nem 25%. Percebendo isso as montadoras lançaram veículos que atendem o grupo”, explicou Faria. 

Goiás registra mais 51,3 mil veículos em sua frota 

Apenas em relação ao ano passado, para 2017 aumentaram 51.357 carros nas vias do Estado. O número considera carros novos e usados.  O aumento foi de 1,38% até o momento, desconsiderando os demais meses, que estão por vir. Em relação a 2015, para 2016 entraram entre carros novos e usados 100.487 veículos nas ruas do Estado. O aumento foi de 2,72% de um ano para o outro.

Se considerada a proporção, o número de frotas em circulação, considerado o ano de 2015 até o momento segue uma tendência do aumento de 2,5% ao ano. Apesar disso, o valor é inferior ao registrado de 2014 para 2015. Nesse período, o número de veículos em circulação subiu 4,39%. Foram 157.684 veículos que entraram em circulação, de 2014 para 2015.

Veja Também