Estudantes se encontram com parlamentares e pedem readequação orçamentária da UEG

Associação dos Docentes da Universidade Estadual De Goiás (Adueg) busca uma resposta sobre a situação orçamentária da UEG

Postado em: 15-10-2021 às 18h06
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Estudantes se encontram com  parlamentares e pedem readequação orçamentária da UEG
Associação dos Docentes da Universidade Estadual De Goiás (Adueg) busca uma resposta sobre a situação orçamentária da UEG | Foto: Reprodução

A Associação dos Docentes da Universidade Estadual De Goiás (Adueg) organizou um ato de indignação por conta da situação atual da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Os manifestantes, que buscaram cobrar do governo do estado recursos para que a universidade consiga se manter de pé se se concentraram nesta sexta-feira (15/10), na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Na ocasião, estudantes se encontraram com o deputado Lissauer Vieira (PSB) discutiram a necessidade de readequação orçamentária da UEG, através da mediação do deputado Antônio Gomide (PT). “O presidente da casa se comprometeu a discutir o assunto com o atual reitor da universidade e fazer uma interlocução com o Governo do estado”, informou nota divulgada pela Adueg. “Neste momento ainda não existe algo concreto sendo planejado para esse ajuste no orçamento da UEG, mas o deputado Lissauer Vieira assim como o deputado Antonio Gomide se comprometeram a levar o assunto para debate, na saída da Alego ainda encontramos o deputado Alysson Lima, ao qual afirma estar comprometido com a situação orçamentária da UEG e que podemos contar com seu apoio no retorno dos 2% da arrecadação do estado para a Universidade”, completou a nota.

Pedido

Continua após a publicidade

A Adueg afirmou que, desde 2019 alguns cursos já não têm vestibulares, como por exemplo, o curso de pedagogia localizado na unidade de Itumbiara. De acordo com o diretor de Relações Institucionais da União Estadual dos Estudantes de Goiás (UEE-Goiás), Marcos Vinicius Soares, o fechamento da admissão de alunos para esses cursos prejudica a sociedade em geral. “A não admissão de novos estudantes faz com que os jovens dessa região não tenham a possibilidade de ingressar no ensino superior” afirma.

Atualmente a Universidade Estadual de Goiás (UEG)  enfrenta um déficit de professores efetivos o que pode causar um preocupante risco de fechamento de mais  unidades de ensino superior. O diretor da UEE-Goiás comentou que isso acaba colocando em extinção de alguns cursos, principalmente nas unidades localizadas na região norte do estado.

“Por esses e outros fatores que os discentes e docentes da UEG estão organizando de forma orgânica um ato de manifestação e  defesa da Universidade que vai ocorrer na próxima sexta-feira (15/10), onde serão cobrados ao Legislativo e o Executivo do Estado De Goiás uma resposta sobre a situação orçamentária da UEG” afirmou Marcus Vinicius.

Veja Também