Ação de educação ambiental retira mais de 300 quilos de lixo do Bosque dos Buritis

Bosque é a área de preservação ambiental mais antiga de Goiânia, presente desde o projeto inicial de construção da capital.

Postado em: 16-10-2021 às 16h49
Por: Alice Orth
Imagem Ilustrando a Notícia: Ação de educação ambiental retira mais de 300 quilos de lixo do Bosque dos Buritis
Bosque é a área de preservação ambiental mais antiga de Goiânia, presente desde o projeto inicial de construção da capital. | Foto: Reprodução

Em ação de educação ambiental promovida neste sábado (16/10), a Prefeitura de Goiânia removeu mais de 300 quilos de resíduos sólidos deixados na área de mata do Bosque dos Buritis. A iniciativa da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) reuniu cerca de 50 voluntários com o objetivo de evitar a poluição do solo e da água da unidade e a intoxicação dos animais.

Segundo o superintendente de Gestão Ambiental da Amma, Ormando Pires, a maioria do montante de lixo recolhido é composta de preservativos e garrafas plásticas, que são deixados na mata pelos frequentadores do local. “São materiais que levam centenas de anos para se decompor e prejudicam todo o ecossistema do Bosque. Por isso, precisamos de uma força-tarefa para conter os efeitos da degradação frequente a que a unidade tem sido submetida”, contou Ormando.

O Bosque dos Buritis é a área de preservação ambiental mais antiga de Goiânia, presente desde o projeto inicial de construção da capital. O parque também é uma das unidades com maior riqueza de fauna na cidade, abrigando centenas de espécies de animais silvestres. Segundo Sônia Castro, moradora dos arredores do Bosque, a poluição do local tem sido intensificada ao longo dos últimos anos.

Continua após a publicidade

“É muito triste a gente ver um lugar tão bonito e tão importante para a cidade sendo vítima da falta de consciência e de educação das pessoas”, disse a moradora. “Nós viemos ajudar e tentar fazer a nossa parte no cuidado e preservação do parque, porque é absurdo o que estão fazendo com o Bosque de dois anos para cá”, afirmou Sônia Castro.

Segundo a Amma, apesar da presença de lixeiras em todas as áreas comuns do Bosque dos Buritis e da limpeza rotineira no local, os servidores tem removido cerca de 600 litros de lixo dentro da área de mata da unidade. Apenas neste ano, mais de 3.000 unidades de preservativos foram retirados do local. Além das ações de educação ambiental, a Amma firmou também parceria com a Guarda Civil Metropolitana, para intensificar a segurança no parque e coibir o descarte de lixo na mata do bosque.

Com assessoria

Veja Também