Quinta-feira, 28 de março de 2024

Com início do período chuvoso, PRF alerta motoristas sobre condução em pista molhada

A PRF alerta que um dos maiores riscos para o motorista que dirige na chuva é a aquaplanagem, que acontece quando os pneus do carro perdem o contato com asfalto por causa da água.

Postado em: 19-10-2021 às 08h48
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Com início do período chuvoso, PRF alerta motoristas sobre condução em pista molhada
A PRF alerta que um dos maiores riscos para o motorista que dirige na chuva é a aquaplanagem, que acontece quando os pneus do carro perdem o contato com asfalto por causa da água | Foto: Reprodução/ PRF

O período de chuvas fortes chegou ao Centro-Oeste brasileiro. Essas primeiras chuvas que ocorrem após longo período de seca tem a característica de “lavar” as impurezas que foram sendo depositadas no asfalto, tornando-o bastante escorregadio. Por isso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) alerta os motoristas que redobrem a atenção e dirijam com muito cuidado em dias chuvosos, com a pista molhada.

É imprescindível diminuir a velocidade do veículo e guardar distância de segurança adequada do veículo que segue à frente. Isso porque um dos maiores riscos para o motorista que dirige na chuva é a aquaplanagem, que acontece quando os pneus do carro perdem o contato com asfalto por causa da água, fazendo com que o condutor perca o controle do veículo.

Se o carro estiver aquaplanando não faça nenhum movimento brusco com o volante ou pedais de freio e acelerador. O mais importante é manter a calma até o carro sair da poça de água e recuperar a aderência

Continua após a publicidade

É importante destacar que a chuva é uma condição adversa, que diminui o atrito do pneu com o asfalto, diminui a visibilidade e por isso exige cuidados especiais dos motoristas. A precipitação, entretanto, não é uma causa de acidentes.

O que causa acidente é dirigir em velocidade inadequada sob chuva. Dirigir sob chuva falando ao celular ou sem prestar atenção no trânsito. Dirigir sob chuva com pneus desgastados e ou sem dar espaço do veículo da frente. O comportamento inadequado é que o motorista deve evitar sob chuva.

Segundo PRF, entre os comportamentos de risco que mais provocam acidentes na estrada no período chuvoso está a velocidade incompatível; trafegar muito próximo ao veículo da frente; não sinalizar com antecedência as mudanças de faixa; forçar ultrapassagens e desviar a atenção do trânsito, com o uso de telefone celular, por exemplo. Imprescindível que todos os ocupantes do carro estejam com cinto de segurança e dispositivos de retenção para, no caso de acidentes ou manobras repentinas, mantenham-se seguros.

Além da atenção às regras de trânsito, os cuidados com o automóvel também são fundamentais e alguns itens são indispensáveis para uma viagem segura. É importante que se faça a conferência dos itens de segurança do veículo, calibrando os pneus e observando os sulcos dos pneus, checando o bom funcionamento dos limpadores de para-brisas e testando o funcionamento da iluminação como faróis, lanternas traseiras, setas, luzes de freio e ré.

Para os dias chuvosos, a Polícia Rodoviária Federal orienta sobre os cuidados que os motoristas devem ter:

Antes de dirigir

    • Verificar o estado dos pneus;

    • Verificar o estado e funcionamento do limpador e lavador do para-brisa;

    • Verificar o funcionamento de todas as luzes do veículo;

    • Manter os pneus calibrados, pois quando estão descalibrados perdem aderência e aumentam as chances de aquaplanagem;

Enquanto dirige

    • Reduzir a velocidade;

    • Acender os faróis;

    • Manter uma distância razoável do veículo que segue a frente e dos que transitam ao seu lado;

    • Nunca pare sobre a pista e evite parar no acostamento;

Veja Também