Postos do Mais Empregos e do Mais Crédito são inaugurados, em Anápolis

Nova unidade no Distrito Agroindustrial é fruto de parcerias que tem como objetivo a ocupação por goianos em vagas de trabalho

Postado em: 19-10-2021 às 17h52
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Postos do Mais Empregos e do Mais Crédito são inaugurados, em Anápolis
Nova unidade no Distrito Agroindustrial é fruto de parcerias que tem como objetivo a ocupação por goianos em vagas de trabalho | Foto: Wesley Costa

O Governo de Goiás inaugurou um posto Mais Empregos, dentro do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), iniciativa da Secretaria de Estado da Retomada em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Goiás (Codego), além de um posto Mais Crédito no Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (Ceitec). O projeto é em colaboração com a Prefeitura de Anápolis e a inauguração aconteceu nesta terça-feira (19/10).

No local, a GoiásFomento disponibilizará R$ 10 milhões para que pequenos empresários do município possam realizar empréstimos com juros subsidiados pelo Governo de Goiás. “Precisamos acreditar na capacidade de produzir, de gerar emprego e superar as dificuldades. Todas as ações são para dar condições de investimento e tornar Goiás mais competitivo”, afirma o governador.

A unidade Mais Empregos tem como objetivo solucionar o desencontro entre oferta e demanda por mão de obra qualificada. A expectativa é receber currículos, captar vagas, prestar informações e matricular interessados em cursos de capacitação e qualificação profissional oferecidos pelos Colégios Tecnológicos (Cotecs) e parceiros. Para isso, foi assinado um termo de cooperação entre a Retomada e a Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), para intermediação de oportunidades nas indústrias do Daia. Foram divulgadas mais de 300 vagas em Anápolis, sendo 163 apenas no distrito.

Continua após a publicidade

Segundo Caiado, o desemprego é o maior desafio no cenário pós-pandêmico, mas afirma que o Estado está empenhado em oferecer perspectivas e oportunidades. “É hora de cuidar disso com muita atenção, como nós cuidamos de salvar vidas. É uma somatória de esforços, em total sinergia, para dar a estas pessoas uma qualificação específica para aquilo que é demanda e, ao mesmo tempo, conciliar quem quer o emprego com quem deseja empregar”, pontuou o governador.

O secretário da Retomada, César Moura, explicou que o posto vem resolver um entrave de mais de 20 anos. “É hora de cuidar disso com muita atenção, como nós cuidamos de salvar vidas. É uma somatória de esforços, em total sinergia, para dar a estas pessoas uma qualificação específica para aquilo que é demanda e, ao mesmo tempo, conciliar quem quer o emprego com quem deseja empregar”, pontuou o governador.

Perspectiva

Após a integração do Sine ao programa Mais Empregos, a média de vagas de trabalho passou de 250 para 4 mil por mês, contando com salários de até R$ 5 mil. Além disso, o programa oferece acesso a consultoria financeira e de planejamento, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Goiás. Até o momento foram abertos 40 novos postos, em parceria com o Vapt Vupt e prefeituras, totalizando 104 unidades do programa em Goiás.

O presidente executivo da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), Edwal Portilho, o Chequinho, observou que o mercado de trabalho está evoluindo rapidamente e, que novas profissões e demandas estão sendo geradas.

O deputado federal Delegado Waldir situou o respectivo município com um dos polos de desenvolvimento do Estado. Mas com os esforços da atual gestão, esse cenário vai expandir. “Os números das cidades serão muito melhores. Goiás virou, sem dúvida nenhuma, sinônimo de desenvolvimento”, concluiu o parlamentar.

Já no espaço do Mais Crédito do Ceitec, os empresários terão acesso a diversos serviços como consultoria financeira, auxílio para abertura de Microempreendedor Individual (MEI), linhas de crédito da GoiásFomento, além de outros recursos disponibilizados de forma remota. A ideia é que a estrutura ofereça condições para recuperar empresas e, assim, manter os empregos, resultando na retomada econômica e social.

“Esse espaço é de produção de conhecimento e, ligado a ele, política pública de empregabilidade, de fomento, de criar possibilidades”, reforçou o Secretário Municipal de Indústria, Comércio, Trabalho, Emprego e Renda, Alex Martins.

Veja Também