Casa de Acolhida passa por reforma

Abrigo de crianças, jovens e idosos, a Casa passa por reformas para reparar estragos causados por incêndio

Postado em: 30-06-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Casa de Acolhida passa por reforma
Abrigo de crianças, jovens e idosos, a Casa passa por reformas para reparar estragos causados por incêndio

Marcus Vinícius Beck

Vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a Casa de Acolhida Cidadã está em reformas para reparar danos causados por incêndio que aconteceu em janeiro deste ano, de acordo com Secretaria de Comunicação da Prefeitura (Secom). A Casa é uma instituição que abriga temporariamente moradores de rua e imigrantes. 

Atualmente, a Casa conta com 78 servidores e atende 146 pessoas. Lá, no ano passado, foram registradas 2.107 pessoas que eram atendidas, sendo 1.384 do sexo masculino e 759 do sexo feminino. Para a titular da Semas, Márcia Carvalho, a população em situação de rua têm os mesmos direitos que qualquer outra pessoa. 

Continua após a publicidade

“O público alvo da assistência Social são as pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social. Infelizmente, muitos deles se tornaram até invisíveis aos olhos da sociedade. O papel da Assistência Social é de proteger e atuar em prol dos excluídos”, afirma Márcia. O atendimento prestado pela Casa inclui cuidados de higiene pessoal, alimentação e pernoite com segurança.

No local, também são realizados atendimento psicossocial, orientação e encaminhamento para aquisição de documentos pessoais, além de atividades ocupacionais. De acordo com a Semas, os profissionais que trabalham na Casa recebem formação contínua para atender da melhor forma possível as pessoas que têm seus direitos violados. 

Incêndio

Na madrugada de 24 de janeiro deste ano, a Casa de Acolhida Cidadã contava com 150 pessoas que passavam a noite no local. Mas, de repente, houve um incêndio na rede elétrica, que possivelmente foi provocado por curto-circuito. 

Segundo relato de testemunhas, o incêndio começou por volta das 3h numa sala do segundo andar em que estavam armazenados colchões, cobertores e fraldas. “Eu estava dormindo e, quando acordamos, percebemos o incêndio. O pessoal estava todo gritando, com fumaça bem forte”, relatou Josivaldo Aparecido da Silva, que dormia no local. 

Algumas pessoas precisaram de ajuda para serem retiradas do local. Elas ficaram no estacionamento do prédio acompanhando o combate ao incêndio que foi feito pelo Corpo de Bombeiros. De acordo com a corporação, a maior dificuldade foi retirar crianças, idosos e deficientes que estavam no local. 

Até então, a Casa não tinha o alvará da corporação para funcionamento, mas estava dentro do prazo para regularizar a situação. O Prefeito Iris Rezende (PMDB) informou à época que faria reforma do prédio.

Inauguração

Inaugurada em 20 de novembro do ano passado, a Casa de Acolhida Cidadã conta com 22 suítes e atendimento para 100 pessoas. Maristela Alencar ressaltou, no momento em que o local começou a funcionar, que a Casa funciona conforme a Política Nacional de Assistência Social (PNAS). “A entrega de mais esse equipamento à população é exatamente para garantir atendimento adequado, qualificado e seguro”, afirmou Maristela à época.

Veja Também