Calçada da moda: veja como será a rua exclusiva para pedestres na Região da 44

Algumas ruas devem ser utilizadas apenas por pedestres

Postado em: 22-10-2021 às 08h37
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Calçada da moda: veja como será a rua exclusiva para pedestres na Região da 44
Algumas ruas devem ser utilizadas apenas por pedestres | Foto: Wesley Costa

Uma calçada da moda está sendo projetada para ser construída na Região da 44, de acordo com informações repassadas pela secretária de Relações Institucionais Valéria Pettersen. De acordo com ela, ruas que cruzam a 44 seriam utilizadas apenas por pedestres. Os recursos já estão garantidos.

A Prefeitura de Goiânia ainda não adiantou novos detalhes. Para realização do projeto, estão previstas parcerias com o setor privado. As obras não têm previsão de quando começar. Nesta semana, os comerciantes da Região da 44 demonstraram insatisfação com a Operação Boas Compras 2021, da prefeitura. A ação ocorre todos os anos para tentar garantir mais segurança ao polo comercial.

Sobre a quantidade de ambulantes no local, a secretária Valéria Pettersen destaca que a solução deve ser baseada no diálogo entre os envolvidos somado a uma melhor infraestrutura. Isso nos faz repensar um novo modelo para feira. As soluções vieram do diálogo. Podemos melhorar muito nossa cidade, trazendo mais qualidade de vida para o negócio e obras estruturais. Mudar totalmente o modelo das ruas ali do entorno para melhorar o negócio”, diz.

Continua após a publicidade

Ambulantes

A Operação Boas Compras 2021 busca intensificar as ações de fiscalização e de segurança na Região da 44, em virtude do aumento da circulação de pessoas no local, por conta das compras de fim de ano. As ações tiveram início dia 1º de outubro e seguem até 31 de dezembro.

Contudo, a principal reclamação dos empresários é a falta do controle do comércio irregular, que toma conta das ruas e calçadas. Segundo o vice-presidente da 44, Lauro Naves, os ambulantes chegam às 5 da manhã e acabam tomando os clientes das lojas. “O cliente já está na região da 44. Obviamente ele vê a oportunidade de compra e vai comprar”, explica.

Para ele, o quantitativo de ambulantes na região significa o mesmo número de prejuízos nas vendas. “Isso é muito dinheiro que deixa de ser circulado e muito emprego que deixa de ser gerado”, avalia.

O comandante do programa Goiânia Mais Segura, da Guarda Civil Metropolitana (GCM) Gustavo Toledo, informa que o efetivo da corporação na região teve reforço de 120% e destaca como satisfatórios os números registrados. “Já estamos com 80 apreensões realizadas, cerca de 120 volumes, temos 15 veículos parados em locais errados. Então, o serviço vem sendo desenvolvido da forma mais eficaz possível”, afirma. 

Trânsito

Para Crhystiano Câmara, presidente da Região da 44 (AER44), o trânsito no local é uma das principais preocupações. Entre as obras na Região estão a revitalização da Praça do Trabalhador e também o BRT Norte-Sul. “Temos a Praça do Trabalhador, tem que ser concluída a obra de revitalização, retirar a Feira Hippie do leito da 44 e colocar dentro da Praça, para poder ter um trânsito que flua dentro da Região da 44”, afirma. “Terminando essas obras, o trânsito flui, o lojista chega e sai da região com tranquilidade. Do jeito que está hoje está muito embolado o trânsito”, complementa.

Atualmente, o estacionamento da Praça do Trabalhador é um dos problemas mais recorrentes na região. Isto porque o polo recebe ônibus de todas as cidades do país. “As pessoas chegam ali, e por conta dessa desorganização da parte estrutural, a pessoa fica perdida porque o ônibus não tem onde parar, larga a pessoa e vai para outro lugar. A pessoa fica solta naquela região”, afirma.

O término da revitalização da Praça do Trabalhador estava previsto para ser concluído neste mês. Já o trecho do BRT Norte-Sul, entre o Terminal Recanto do Bosque e o Terminal Rodoviário, que também deveria ser inaugurado neste mês, segue sem data definida. (Especial para O Hoje).

Veja Também