Mês de julho é o mais frio em 14 anos

Frio estimula goianienses que são acostumados com o calor durante praticamente todo o ano

Postado em: 04-07-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mês de julho é o mais frio em 14 anos
Frio estimula goianienses que são acostumados com o calor durante praticamente todo o ano

Marcus Vinícius Beck


Elias Dias Santos sente-se bem no frio. Pedreiro e vendedor ambulante, ele diz que o clima deixa-o tranquilo e aumenta suas vendas. “Por mim, poderia fazer 0°C grau”, brinca. Elias está ansioso, mas lamenta-se com a possibilidade de na próxima quarta-feira temperatura pode subir. Hoje os termômetros devem registrar mínima de 9ºC. Já a máxima não deve passar dos 20ºC. Ao longo da semana, a temperatura sobe, mas de forma discreta, e o frio predomina.

Continua após a publicidade

A chefe do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) em Goiás e Tocantins, Elizabeth Alves Ferreira, explica que as baixas temperaturas acontecem por causa de uma massa de ar polar que chega ao Centro-Oeste. Ela, porém, assegura que na próxima semana os termômetros subirão alguns graus. A única vez que houve temperaturas próximas a 10°C graus foi em julho de 2003, onde foi registrado 10,3°C.

“A partir de quarta-feira a temperatura vai subir, mas não está descartada a possibilidade de ocorrer uma nova onda de frio nos próximos dias deste mês”, afirma Elizabeth, ressaltando que o mês de julho geralmente é frio em Goiânia. A menor temperatura já registrada foi em 2000, quando os termômetros marcaram 2,6°C.

Todavia, no Setor Central, os comerciantes estavam satisfeitos com as vendas. O aposentado Joaquim Teixeira diz que o frio é mais saudável que o verão, pois lhe dá possibilidade de se alimentar melhor. “Nesta época do ano, a gente consegue dormir e comer bem”, assevera, colocando o casaco, feliz. “É bom até para ficar com a esposa em casa”.


Doenças

Mas com a chegada do inverno é preciso ficar atento para algumas doenças. Resfriados, rinite e bronquite costumam ser mais frequentes nesta época do ano. O otorrinolaringologista Thiago Bezerra afirma que umidade do ar mais baixa e o resfriamento deixam a mucosa nasal suscetível a infecções. 

“Daí vem aquela principal medida para evitar a difusão dessas infecções de vias aéreas superiores: lavar as mãos regularmente”, destaca o médico. Thiago, ainda, diz que deve-se evitar o compartilhamento de utensílios com pessoas que estejam gripados. “Se tiver dúvidas, é preciso buscar alguma avaliação médica”, alerta. 

Cuidados com o coração também são necessários nessa época do ano. De acordo com o cardiologista Américo Tângari Júnior, a alimentação pesada, que é comum no inverno, favorece doenças cardíacas. “As mortes por enfarto aumentam 30% durante o inverno, segundo estudos feitos em todo a mundo há pelo menos 50 anos”, declara.


Ministério da Saúde

Essa época do ano exige atenção redobrada para medidas epidemiológicas. O Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde reforça orientação para que médicos prescrevam medicamento, quando a pessoa apresentar sintomas de gripe, independentemente de exames laborais. 

Presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, José Carlos Perini alerta que as mudanças bruscas de temperatura que ocorrem ao longo do dia causam estresse no corpo. Hábitos como se fechar em ambientes, sem alguma ventilação, atrapalham a imunidade do organismo.

“Esse enclausuramento por causa da temperatura é um fator de risco e facilita a proliferação de vírus pelo ambiente. Quando fazemos isso em casa também ajudamos os ácaros, fungos e mofo a proliferarem mais rapidamente”, explica.


Goiânia

Elizabeth garante que o mês de julho geralmente é frio na capital, mas a cidade possui bairros cujo vento é mais forte. No Setor Jaó, por exemplo, há várias árvores e a sensação térmica cai drasticamente. Já no Setor Central, onde há inúmeros prédios, a temperatura costuma ser um pouco mais alta. 

Nessa época do ano, de acordo com a chefe do Inmet, a média de temperatura é de 13°C. No ano passado, o mês foi fechado acima dessa proporção, cuja média chegou a 16°C. Para esse ano, a expectativa é de que julho finaliza em 15°C. 

Veja Também