Agrotóxicos e minérios podem ser a principal causa da morte de peixes no Rio dos Bois

Localizado em Alto Horizonte (GO), a região tem em seu entorno duas mineradoras além da forte agropecuária, atividade que utiliza de agrotóxicos

Postado em: 26-10-2021 às 15h19
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Agrotóxicos e minérios podem ser a principal causa da morte de peixes no Rio dos Bois
Localizado em Alto Horizonte (GO), a região tem em seu entorno duas mineradoras além da forte agropecuária, atividade que utiliza de agrotóxicos | Foto: Reprodução

Em um vídeo que circula pela internet, fazendeiros e moradores estão assustados com a morte de centenas de peixes no Rio dos Bois, em Alto Horizonte, no norte de Goiás. As imagens mostram diversos animais boiando sobre o rio, além de um cor esbranquiçada nas margens. De acordo com a população local, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) esteve no local e recolheu amostras para análise.

A polícia civil já está investigando, e de acordo com informações do delegado regional de Uruaçu, Fernando Martins, não há suspeitas de crime ambiental. “A análise da água está sendo feita, e tem que ter um exame pericial; Nessa época de chuva pode ser que ocorra o escoamento desses agrotóxicos na água da chuva, ou resíduo de minérios utilizado nas mineradoras em volta”, afirmou.

Ele acrescenta que, com o escoamento desses elementos pro rio, esses produtos químicos diminuem a oxigenação da água e consequentemente finda na mortes desses peixes. Procurada, a Delegacia Estadual de Meio Ambiente (Dema), informou que também está acompanhando o caso.

Continua após a publicidade

“Até então identificamos a presença de produtos agrotóxicos, isso porque os fazendeiros da região não realizam a curva de nível (barreira que evita que a água da chuva desague no rio), no entanto tudo está sendo analisado, e temos que aguardar o laudo para confirmação”, concluiu Fernando.

Na região existem mineradoras, uma delas a Lundin Mining, além de fazendeiros que trabalham com a agropecuária. Através da preocupação dos moradores locais, a mineradora se pronunciou e informou que não houve descarte de produtos químicos no rio e que opera em conformidade com os padrões ambientais.

Veja Também