Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Taxi pré-pago é liberado em Goiânia

Guichês no Aeroporto Santa Genoveva permitirão a contratação do serviço. A estratégia é oferecer mais tranquilidade, agilidade e segurança nas viagens para usuários e taxistas

Postado em: 05-07-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Taxi pré-pago é liberado em Goiânia
Guichês no Aeroporto Santa Genoveva permitirão a contratação do serviço. A estratégia é oferecer mais tranquilidade, agilidade e segurança nas viagens para usuários e taxistas

Wilton Morais 

Os usuários que saírem do Aeroporto Internacional Santa Genoveva, em Goiânia, com destino para dentro da capital, poderão optar pelo pagamento pré-pago, ao utilizarem o serviço de táxi. Inicialmente a medida da Prefeitura autoriza o serviço para 100  profissionais. No entanto, a proposta deverá ser expandida para todos os taxistas.

Segundo o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), Fernando Santana, a decisão apenas foi tomada após um estudo realizado por parte da Prefeitura. Dessa maneira, a medida deve garantir excelência no serviço, tanto para os usuários quanto para os taxistas.

Continua após a publicidade

No momento da contratação do serviço, o usuário que estiver saindo do Aeroporto deverá informar o seu destino. Nesse momento, o valor já será pré-estabelecido e não terá absolutamente nada acrescido até o destino. O veiculo da viagem também será definido neste momento. O novo modelo, que será opcional, deve trazer maior tranquilidade, agilidade e segurança nas viagens.

A decisão foi tomada na terça-feira (04), quando o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, assinou um decreto no salão nobre do Paço Municipal. A utilização das tarifas pré-paga e pré-fixada serão facultativas ao usuário, que poderá optar pela tarifa convencional medida por meio do taxímetro do veículo. 

Funcionamento

Sem datas previstas para o início do novo modelo, ainda na cerimônia de assinatura do decreto, o prefeito informou que serão implantados guichês no aeroporto e os usuários terão como optar pelo pagamento em dinheiro ou cartão. 

Já os valores do serviço serão definidos conforme as bandeiras e distâncias dos setores, na capital e em Aparecida de Goiânia. Em uma planilha elaborada pela SMT, esses valores poderão variar entre R$ 18 a R$ 139.

Para o presidente da Associação de Permissionários de Táxis em Goiânia, Hugo Nascimento, o usuário ganha uma nova opção para pagar as corridas. Hugo afirma que essa medida garante a segurança do usuário, independente do trajeto que irá ser feito, pois o valor já foi previamente pago.

Iris Rezende promete enviar projeto à Câmara para regulamentar o Uber 

A cerimônia de assinatura do decreto pelas mãos do prefeito foi marcada como uma vitória para a classe dos taxistas, e evidenciou uma ainda presente rixa entre eles e o não mais tão novo meio de transporte pago, o Uber. 

O prefeito, junto a alguns dos seus aliados presentes, tentou ressaltar ao máximo o trabalho dos taxistas e não deixou de falar sobre o Uber e expor novamente o seu posicionamento sobre ele.  Ele afirmou que futuramente irá regularizar o serviço do Uber.

“Também vamos regularizar o serviço do Uber. Em breve vamos enviar um projeto de lei para a Câmara tratando disso. Quem não entender e não investir na tecnologia da informação vai ficar para trás”, ressaltou o prefeito em entrevista coletiva. 

Iris Rezende é um dos defensores do táxi e trocou elogios com o presidente do sindicato que representa a classe na solenidade. Nos bastidores, havia a expectativa de que a prefeitura pudesse tentar inviabilizar a Uber com rigorosas exigências, equiparando o serviço ao próprio táxi. (Toni Nascimento) 

Veja Também