Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Motoristas devem usar rotas alternativas

No primeiro dia de interdição da Marginal Botafogo Goiânia tem engarrafamento em varias vias. Motoristas enfrentam dificuldades para encontrar caminhos alternativos

Postado em: 05-07-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Motoristas devem usar rotas alternativas
No primeiro dia de interdição da Marginal Botafogo Goiânia tem engarrafamento em varias vias. Motoristas enfrentam dificuldades para encontrar caminhos alternativos

Wilton Morais 

Os motoristas que passavam pela Marginal Botafogo, em destino as regiões centrais da cidade enfrentaram diversos congestionamentos pelas vias que seriam alternativas para a mobilidade da cidade. Ao todo, cerca de 4,5 quilômetros da Marginal está fechado desde a última segunda-feira (3). E com a falta de costume dos motoristas, a saída foi as ruas e avenidas paralelas à Marginal, que não aguentaram o fluxo. 

Nas vias adjacentes, o excesso de veículos parou o trânsito, principalmente em horários de pico, nas proximidades da Praça Cívica, Rua 83 e Rua 115. Segundo a Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), em posicionamento anterior as interdições, os motoristas deveriam buscar rotas alternativas. A pasta ainda havia informado que não criaria desvios específicos por conta da interdição.

Continua após a publicidade

Na tarde de ontem (4), por exemplo, o trânsito na Avenida Goiás, que também seria uma das alternativas para ligar a região Norte a Sul de Goiânia, estava engarrafado. Além disso, em frente à rodoviária de Goiânia outra interdição impede o fluxo de veículos, por conta das obras do Bus Rapid Transit (BRT). Ainda na tarde de ontem, fora do horário de pico, o trânsito estava em fluxo intenso na Rua 83. A velocidade média dos veículos era de 14 Km/h no meio da tarde.

De acordo com a SMT, a lentidão no trânsito é reflete os primeiros dias de interdição da Marginal. Considerando que muitos motoristas, ainda estão acostumados com o caminho pela Marginal, tendo que muda ló, apenas quando está próxima a via interditada.

A reportagem do Hoje entrou em contato com o secretário municipal de trânsito, Luis Fernando Santana, mas o mesmo não concedeu posicionamento por conta de uma agenda com o prefeito Iris Rezende. A assessoria, apenas reforçou que os motoristas busquem caminhos alternativos para evitar os transtornos.

Obras

As obras da Marginal Botafogo devem ser entregues no prazo de 30 dias, e serão executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra). A escolha do mês de julho para realização dos trabalhos foi considerada em vista a tentativa para minimizar o impacto aos motoristas. Durante o período de férias escolares, o fluxo de veículos na cidade diminui. Na Marginal, os dois pontos com problemas serão reparados simultaneamente.

Segundo a Seinfra, as estruturas de concreto que revestem as paredes do córrego e que estão danificadas serão retiradas e substituídas por muros compostos de concretos e pedras. A pasta também reforçará o fundo do canal e a parte de drenagem do córrego.

Entre os trechos que passam por reparos estão parte da ponte da Avenida Independência. E o ponto entre a Rua 10 e a ponte da Rua 243, nesse local, parte da via já estava bloqueada e sinalizada.

Ainda no mês de maio deste ano, a SMT havia interditado parte da Marginal que havia desabado. Um dos motivos para o estrago foi o tempo, a Marginal foi construída em 1991, de lá para os dias atuais, o fluxo de veículos aumentou consideravelmente na cidade. Além disso, o efeito de fortes chuvas impactou parte da via, que já necessitava de reparos e vem sendo interditada anualmente, por conta dos desgastes. Para alguns especialistas até mesmo uma gestão privada poderia ser solução para a marginal. 

Rotas alternativas devem ser usadas 

A Secretaria Municipal de Transito, Transporte e Mobilidade de Goiânia (SMT) oferece novas opções de trajetos que podem ser usados por quem quer fugir do trânsito em volta da Marginal.

Avenida 1ª Radial, Setor Pedro Ludovico: Ir pela Avenida Goiás, contornar a Praça Cívica e entrar na Rua 84 e seguir até Rua 90, no Setor Sul. Vale lembrar que a Avenida Goiás pode ser usada como uma válvula de escape em alguns horários do dia, quando o fluxo é menor.

Avenida 85: Siga pela Avenida Goiás até a Praça Cívica e depois entre na saída para a Avenida 85, sentido Setor Marista.

Avenida Cora Coralina: Siga pela Avenida Goiás até a Praça Cívica e depois pega a saída para a Avenida Cora Coralina, sentido Setor Sul.

Rua 115 (Cepal), Setor Sul (acesso ao trecho livre da Marginal): Entre na Avenida Goiás até a Avenida Paranaíba, onde irá passar pelas Ruas 233 e 243 até chegar a Rua 115, até chegar ao trecho livre da Marginal, próximo Complexo Viário Mauro Borges.

Pela Avenida Olinto Manso Pereira, o condutor pode sair da Avenida Paranaíba e chegar à Avenida Goiás caso queira ir para a Praça Cívica. (Vinícius Melo) 

Veja Também