UFG recebe selo de reconhecimento pelo maior número de cursos 5 estrelas no Guia da Faculdade Goiás

De 77 graduações, 9 receberam 5 estrelas, 55 conseguiram 4 estrelas e 13 obtiveram 3 estrelas

Postado em: 28-10-2021 às 14h38
Por: Giovana Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: UFG recebe selo de reconhecimento pelo maior número de cursos 5 estrelas no Guia da Faculdade Goiás
De 77 graduações, 9 receberam 5 estrelas, 55 conseguiram 4 estrelas e 13 obtiveram 3 estrelas. | Foto: Reprodução

Os cursos da Universidade Federal de Goiás (UFG) apresentaram bom desempenho na edição 2021 do Guia da Faculdade, que avaliou mais de 16 mil cursos de graduação de todo o Brasil. O levantamento, lançado no último domingo (24/10) e realizado pelo jornal O Estado de São Paulo em parceria com a plataforma Quero Educação, é a maior pesquisa de opinião sobre o Ensino Superior brasileiro.

A UFG recebeu dos organizadores do levantamento o selo “Instituição com mais cursos 5 estrelas em Goiás – Guia da Faculdade 2021” que chancela a conquista da instituição. Dos 77 cursos da Universidade analisados no ranking, 9 receberam conceito 5 estrelas (excelente), 55 conseguiram 4 estrelas (muito bom) e 13 obtiveram 3 estrelas (bom), totalizando 77 graduações positivamente avaliadas nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Goiás.

Os nove cursos que obtiveram 5 estrelas, considerados excelentes, são Filosofia (licenciatura), Ciências Biológicas (licenciatura), Filosofia (bacharelado), Sistemas de Informação (bacharelado), Nutrição (bacharelado), Geografia (licenciatura), Geografia (bacharelado), Química (bacharelado) e Letras  – tradução e interpretação em Libras-Português (bacharelado).

Continua após a publicidade

Na opinião do pró-reitor adjunto de Graduação (Prograd) da UFG, Israel Elias Trindade, a avaliação “comprova que, mesmo durante a pandemia, a UFG zelou pela qualidade dos seus cursos”. Ele também observa que, embora não seja uma avaliação oficial, torna-se relevante em virtude do alcance pelo fato de ser oferecida por um veículo de circulação nacional.

“Muitos candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) acabam acessando mais esse tipo de avaliação do que os oficiais como nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e Conceito Preliminar de Curso (CPC), que têm sua divulgação limitada a sites específicos”, comenta.

Metodologia

De acordo com informações obtidas no site Guia da Faculdade, foi utilizada uma metodologia conhecida como “avaliação por pares”, em que a equipe  atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no Ensino Superior.

Em um primeiro momento, todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (MEC) são convidadas a fazer parte do Guia da Faculdade. Os cursos que decidem participar devem atender aos seguintes requisitos: ter a titulação de bacharelado ou licenciatura, ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados; e ter ao menos uma turma em andamento.

O Guia da Faculdade seleciona os cursos de acordo com as cidades onde eles são oferecidos. Se a mesma instituição de ensino oferece o curso de Administração em várias cidades, por exemplo, cada um deles recebe uma nota específica. 

Veja Também