Encerrando o Outubro Rosa, Paço Municipal recebe palestra sobre a prevenção do câncer de mama

Destinado a servidoras do município, a Prefeitura de Goiânia promoveu o "Dia de Conscientização no Combate ao Câncer de Mama", com participação de mastologista

Postado em: 28-10-2021 às 15h12
Por: Giovana Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Encerrando o Outubro Rosa, Paço Municipal recebe palestra sobre a prevenção do câncer de mama
Destinado a servidoras do município, a Prefeitura de Goiânia promoveu o "Dia de Conscientização no Combate ao Câncer de Mama", com participação de mastologista. | Foto: Divulgação

Parte da programação do Outubro Rosa, foi realizado nesta quinta-feira (28/10) o “Dia de Conscientização no Combate ao Câncer de Mama”. A palestra sobre a prevenção da doença foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Escritório de Prioridades Estratégicas (EPE), e a ação foi realizada no hall do Paço Municipal para servidoras do Executivo.

A mastologista Rosemar Rahal, que conduziu a exposição, explicou que a chance de cura no início da doença é de 90%, destacando a relevância dos exames que podem detectar a presença do câncer. “Por isso a importância do autoexame e da mamografia, que deve ser feita uma vez ao ano”, reforçou.

De acordo com a médica, 25% das mulheres brasileiras tem câncer de mama entre 40 e 50 anos. “A doença tem várias formas de manifestação. Cor, espessura, líquido que sai do mamilo, além do caroço, tudo isso deve acender um sinal de alerta e ser motivo de busca de ajuda”, enfatizou.

Continua após a publicidade

Durante a palestra, a mastologista explicou detalhadamente o que é a mama, como se dá o câncer de mama, como fazer o autoexame e também como identificar algo errado. Segundo a especialista, 10% dos casos de câncer de mama são oriundos de herança genética e 90% correspondem a fatores como a obesidade, alta ingestão de álcool, uso de hormônios e outros.

A primeira-dama Thelma Cruz, idealizadora do programa, destacou a felicidade em colocar o projeto em ação. “Vocês não tem ideia da minha alegria e felicidade hoje. É bom demais cuidar das pessoas e também das mulheres. Inclusive faço um apelo aos homens para que tenham empatia com as mulheres que enfrentam o câncer ou qualquer outra doença. Cuidem, pois elas merecem”, opinou.

O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, reforçou que o que era campanha se tornou política pública de saúde. “Será uma ação contínua e permanente. Um projeto de fundamental importância, que ajuda a prevenir e, assim, salvar vidas”, pontuou.

Veja Também