Operação Alquimia: grupo internacional é preso em São Paulo por fingir falsificar dinheiro

Golpe conhecido como "dinheiro negro" enganava vítimas com um suposto processo químico.

Postado em: 28-10-2021 às 18h26
Por: Alice Orth
Imagem Ilustrando a Notícia: Operação Alquimia: grupo internacional é preso em São Paulo por fingir falsificar dinheiro
Golpe conhecido como "dinheiro negro" enganava vítimas com um suposto processo químico. | Foto: Reprodução

A Polícia Civil de Goiás, com apoio da Polícia Civil de São Paulo, deflagrou nessa quarta-feira (27/10) a Operação Alquimia. Um grupo internacional especializado na prática do golpe conhecido internacionalmente como “dinheiro negro” foi preso na capital paulista.

Os estrangeiros, de Camarões, simulavam ter o conhecimento necessário para transformar papel em branco em dinheiro vivo, através de processos químicos de pigmentação por contato. As vítimas, impressionadas com o processo, aceitavam trocar parte de sua propriedade em estabelecimentos comerciais pelo investimento oriundo desse processo de multiplicação de valores.

Os suspeitos alegavam que, para que a transformação fosse bem-sucedida, era necessário ter acesso a dinheiro real das vítimas. Ao se apoderarem das notas, eles as substituiam por falsificações e entregavam em uma maleta que não poderia ser aberta devido ao suposto processo químico. Quando a vítima abria a mala, tempos depois, descobria que tinha sido vítima de uma fraude.

Continua após a publicidade

As investigações detectarram que o gruo causou prejuízo patrimonial de R$ 200 mil para uma das vítimas residentes em Goiás, além de outros golpes praticados pela organização criminosa em outros estados, resultando em um esquema milionário de estelionatos.

Mais de 10 mandados foram expedidos pela 1ª Vara de Crime Organizado da capital, e milhares de reais em notas falsas foram apreendidos na casa de um dos suspeitos, o camaronês Maxime Nicasei.

Com assessoria

Veja Também