Após dois anos, universitários voltam às aulas presenciais

Para a estudante do 6º período de Nutrição da UFG, Cássia Ribeiro, a volta às aulas em sala de aula será um presente muito esperado

Postado em: 29-10-2021 às 07h47
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Após dois anos, universitários voltam às aulas presenciais
Para a estudante do 6º período de Nutrição da UFG, Cássia Ribeiro, a volta às aulas em sala de aula será um presente muito esperado | Foto: Reprodução

Por Alzenar Abreu (especial para O Hoje)

O clima de espera é notório para os estudantes universitários que estão há quase dois anos sem frequentar as aulas presenciais. O retorno na Universidade Estadual de Goiás (UEG) ocorrerá, gradualmente, a partir do dia 8 de novembro até 15 de janeiro de 2022. Já a Universidade Federal de Goiás (UFG) prevê a volta a partir de 17 de janeiro do ano que vem. A estadia dos alunos nos campi está condicionada a vacinação completa do estudante que poderá ser solicitada por agente da instituição a qualquer momento.

Em princípio de máscaras, sem deixar o uso do álcool em gel, os alunos deverão seguir protocolos de saúde especificados nos sites de cada instituição, quanto ao uso de laboratórios e frequência em determinados espaços de atividade. Mas, a oportunidade de voltar com tudo para agregar valor ao ensino que tanto sonharam, reflete a esperança de cada aluno.

Continua após a publicidade

Para a estudante do 6º período de Nutrição da UFG, Cássia Ribeiro Ximenes, a volta às aulas em sala de aula será um presente muito esperado. “Estou ansiosa para o retorno da disciplina Avaliação Nutricional onde poderemos trabalhar, na prática, com a comunidade, à medida que os protocolos de biossegurança forem liberando, gradualmente, as atividades”, diz.

Para o estudante Thomas Toledo, aluno do curso de Cinema da UEG, nada como estar com os amigos, fluir as ideias em grupos presenciais com o professor. “Mesmo na pandemia conseguimos produzir um vídeo, em obediência às normas de saúde. O trabalho ficou bom. Nossa comunicação remota fluía bem. Mas voltar ao cenário, olho no olho, com as ferramentas que precisamos, presencialmente, será muito especial”, comemora.

De acordo com a UEG, o retorno será gradativo e terá como prioridade as atividades práticas, como as laboratoriais, comunitárias, estágios supervisionados e práticas de campo. Até o dia 15 de janeiro, os conteúdos mais teóricos poderão ser realizados de em sala com mediação de forma remota.

Após essa data, todas as aulas deverão retornar ao fluxo presencial até a conclusão do semestre letivo. Exceto as disciplinas previamente analisadas pelos Institutos Acadêmicos, que poderão ser retomadas na modalidade presencial por tecnologia ou remota.

Os alunos da UEG que pertencem ao grupo de risco poderão acompanhar as aulas em casa, se preferirem. Desde que apresentem requerimento junto à coordenação do curso com documentos que comprovem tal condição, bem como comprovação vacinal contra Covid-19.

Vacinação

De acordo com instrução normativa da UEG, a instituição diz que para resguardar os direitos da coletividade, especialmente o direito fundamental à saúde previsto na Constituição Federal de 1988; ela se preserva no direito de poder solicitar, a qualquer momento, a apresentação do comprovante de vacinação contra Covis-19, por parte dos discentes, do corpo docente e do corpo técnico-administrativo.

Os alunos da UEG que tiverem completado os ciclos de vacinação, com duas doses ou com dose única, não poderão permanecer nas atividades mediadas por tecnologias ou remota. Situação aceita, apenas, para os pertencentes ao grupo de risco.

O aluno que recusar-se a tomar a vacina contra a Covid-19 ou mesmo já imunizado, mas inseguro quanto ao retorno presencial, deverá orientar-se junto ao coordenador do curso para evitar a perda de sua vaga.

UFG terá retorno gradual

Na UFG, os grupos de trabalho se dedicam para promover o retorno gradual e integral a partir de 17 de janeiro. Os grupos de trabalhos específicos que vão se debruçar sobre as áreas de diagnóstico, informação e comunicação, além de Saúde, Ensino e Infraestrutura.

Para compreender todos os protocolos o aluno poderá acessar no site a aba retomada.ufg.br. A plataforma reúne, em um só lugar, normativas, orientação para casos suspeitos e material gráfico para serem utilizados nos espaços físicos da Universidade.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Lucilene Maria de Sousa, explica que o mote da campanha de retorno UFG é Cuidar de Si é Cuidar do Outro. “Isso, justamente, para lembrar que as orientações da área da saúde devem ser seguidas de forma a garantir a ampliação das atividades presenciais de maneira segura”, destacou.

Vale destacar que diversas outras ações serão desenvolvidas nos próximos meses para acolher toda a comunidade neste momento de retomada. Além do site, as informações serão divulgadas ainda no Portal UFG e nas Redes Sociais oficiais da Universidade.

Veja Também