Colônia de férias é alívio para pais

Com diversas atividades de lazer e monitores especializados, a colônia de férias é uma opção para quem não vai viajar

Postado em: 08-07-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Colônia de férias é alívio para pais
Com diversas atividades de lazer e monitores especializados, a colônia de férias é uma opção para quem não vai viajar

Gislaine Xavier

Com a chegada das férias, cresce o acesso das crianças a televisão, videogames e tablets, especialmente quando os pais estão trabalhando. Esse contato excessivo dos pequenos com meios eletrônicos pode privar as crianças de desenvolverem habilidades fundamentais para seu desenvolvimento. Para evitar o uso excessivo das ferramentas digitais muitos pais acabam optando por matricular seus filhos em colônias de férias.

As colônias de férias ocorrem durante todo o mês de julho, promovendo atividades como: piqueniques, trilhas de aventura, acampamento e também brincadeiras tradicionais. Os valores variam de R$ 20 a R$ 420 e o público alvo são crianças e adolescentes com idade entre 2 a 17 anos, conforme especificação de cada unidade.

Continua após a publicidade

A servidora pública Dadiany Gonçalves, é uma das mães adeptas as colônias de férias e todo recesso escolar matricula suas filhas: “Tenho duas filhas, a mais nova ama, conta os dias para começar a colônia. A mais velha diz que não gosta, mas nos dias que está participando fica animada”, afirma servidora.

Assim como as filhas de Dadiany gostam desses dias das férias, a filha da professora Juliane Antônia também fica muito ansiosa para essa época: “A primeira coisa que ela me pergunta quando entra de férias é quando ela vai”, afirma a professora.  

Benefícios

Ao promover atividades visando o divertimento das crianças, as colônias de férias acabam também auxiliando em seu desenvolvimento. A pedagoga Carolina Cortes acredita que esse desenvolvimento acontece durante as brincadeiras: “Qualquer atividade que vise trabalhar a psicomotricidade, o resgate de brincadeiras antigas, o contato com a cultura e a natureza, pode proporcionar um desenvolvimento da criança, porque é durante o brincar que eles acabam desenvolvendo certas habilidades”, afirma pedagoga.

As colônias de férias são atualmente usadas para afastar as crianças e os jovens do meio digital, e Dadiany apoia essa iniciativa. “Não tenho dúvidas que contribuem para afastar as crianças do mundo digital e trazê-las para o mundo real. Além de proporcionar a oportunidade de brincarem de verdade. “Brincadeiras às vezes desconhecidas por muitos”, pontua mãe.

Carolina também acredita que as colônias ajudam as crianças a se desprender dos eletrônicos. “Como a criança não vai ficar com tanto tempo ocioso quando ela estiver nessas colônias, elas não vão se lembrar desses meios eletrônicos e vejo que isso é muito importante, porque as crianças estão perdendo muito tempo em frente da TV, ao tablet, ao celular e estão deixando de aproveitar essa parte física da infância mesmo”, ressalta a pedagoga.

Roteiro

Em Goiânia, muitos lugares apresentam uma programação especial nesse mês de julho, como por exemplo, clubes, igrejas e escolas, com disponibilidade de meio período e integral, para melhor atenderem a demanda.

O Clube SESI realiza sua tradicional colônia de férias, com atividades recreativas, aquáticas, esportivas e culturais aberta aos colaboradores da indústria e à comunidade de Goiás. Além disso, a programação inclui teatro, cinema, passeios, oficinas de culinária, gincanas e futebol de sabão. Entre os municípios onde o SESI oferece entretenimento estão Goiânia, Aparecida de Goiânia, Itumbiara, Anápolis, Niquelândia, Barro Alto e Catalão.

As escolas particulares também começaram a oferecer uma programação diferenciada para o mês de julho, para a realização de colônia de férias. A Escola Nuvem oferece diversos cursos com assuntos que misturam diversão à educação, como Robótica, Artes Visuais, Criatividade e Fotografia, além de duas festas temáticas para agitar as férias. 

As igrejas também montam uma agenda especial para esse período. A Igreja Bethel, por exemplo, aderiu a uma programação especial para esse mês. Realizando colônias de férias há aproximadamente 20 anos, a programação da igreja é aberta a todo o público independente da religião da criança e de forma gratuita.  

Em sua 109ª edição, a Colônia de Férias do Clube Jaó oferece várias atividades atrativas para crianças e adolescentes. As atividades previstas são: eco trilha, passeio de pônei, acantonamento, fitness kids, banana boat, brinquedos infláveis, pescaria, trator tur, boliche no shopping e muitas outras brincadeiras tradicionais. 

Férias sem dinheiro, mas não sem diversão 

Dentro do conceito de economia colaborativa, não ter dinheiro em mãos não é desculpa para não aproveitar as férias de julho. Integrantes da XporY.com estão aproveitando várias ofertas da plataforma de permutas multilaterais e curtindo bons momentos de descanso e lazer, mesmo nesse momento de crise. Pousadas, hotéis, roteiros ecológicos e vários outros serviços de lazer e entretenimento podem ser negociados em X$ (moeda virtual da XporY.com e que é equivalente ao Real). 

Hotel

A empresária Raquel Pinho é um bom exemplo. No último mês de março deste ano ela foi com a família para o Fazenda Hotel Mestre D’armas usando seus créditos em “X” que tem junto à plataforma de permuta XporY.com.  

Ela diz que ficou surpresa com a qualidade do atendimento que recebeu e diz que não notou nenhum tipo de diferença de tratamento por pagar em X e não em espécie. Raquel diz ainda que pretende usar outros créditos que possui na plataforma para fazer um novo passeio neste mês de julho.

Troca

A XporY.com é uma plataforma, que reúne centenas de empresas e profissionais que trocam produtos e serviços negociados em X$ (moeda virtual usada pela XporY e que é equivalente ao Real).

Veja Também