Feriado de Finados terá programações especiais em igrejas e cemitérios

Neste feriado de Finados (2), data celebrada por várias religiões, diversas paróquias de Goiânia contam com programações especiais voltadas para a ocasião.

Postado em: 02-11-2021 às 08h34
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Feriado de Finados terá programações especiais em igrejas e cemitérios
Visitantes irão acompanhar as programações de modo presencial, porém seguindo os protocolos sanitários | Foto: Reprodução

Neste feriado de Finados (2), data celebrada por várias religiões, diversas paróquias de Goiânia contam com programações especiais voltadas para a ocasião. Terão missas nas igrejas e celebrações nos cemitérios. O Dia de Finados é para homenagear e lembrar dos entes queridos que já se foram.

Os visitantes irão poder acompanhar as programações de modo presencial, porém precisam seguir todos os protocolos de segurança para o combate à Covid-19. Desse modo, o uso de máscara é obrigatório durante toda a celebração, assim como o distanciamento entre famílias e grupos diferentes.

Em Aparecida de Goiânia, os horários de visitação nos cemitérios Central e Jardim da Esperança serão das 8h às 18h e no cemitério Jardim da Paz, das 9h às 19h. As visitas também não poderão ultrapassar 30 minutos de duração.

Continua após a publicidade

Hoje, os cemitérios Central e Jardim da Esperança poderão funcionar a partir das 6h. As missas, cultos e reuniões serão realizados respeitando o intervalo mínimo de 30 minutos entre cada um. Para visitantes e trabalhadores, o uso de máscara facial é obrigatório. Para os feirantes e ambulantes que vendem flores, velas e água mineral será necessário usar o álcool em gel.

Segundo a Central de Óbitos de Aparecida de Goiânia, a expectativa é que até 30 mil pessoas visitem o cemitério Jardim da Esperança, no Setor Buenos Aires. E no Jardim da Paz, no setor Vila São Joaquim, são esperados até 12 mil visitantes no feriado. Já no cemitério Central, a expectativa é de receber até 4 mil pessoas.

Programação de missas nas igrejas e cemitérios

-Paróquia São Sebastião – Jardim América

Para a celebração do Dia de Finados em Goiânia, a Paróquia desenvolve uma programação com duas missas, uma para iniciar o dia, e outra para encerrar.

Durante os momentos, haverá ainda a “Bênção das Velas”, estas, que poderão ser adquiridas durante o bazar da igreja ou levadas já de casa.

7h e 19h15: Santa Missa aberta aos fiéis;

Endereço: Av. C-5, R. C-33, c – Jardim America, Goiânia – GO, 74265-050.

-Paróquia Nossa Senhora da Assunção – missas na comunidade

A Paróquia Nossa Senhora da Assunção realizará missas ao longo do dia 2 de novembro para atender as comunidades e celebrar o Dia de Finados em Goiânia.

8h: Missa na comunidade Nossa Senhora da Piedade;

10h: Missa de Finados – Comunidade Nossa Senhora de Lourdes (Orlando de Morais);

19h30: Missa de Finados – Comunidade Nossa Senhora Aparecida (São Judas);

19h30: Missa da Saudade (finados)

-Paróquia São João Evangelista – Setor Universitário

Também conhecida como Paróquia Universitária, a igreja preparou celebrações especiais para o Dia de Finados. Padres Luiz Henrique e David Pereira vão liderar as missas:

8h: Pe. Luiz Henrique B. de Figueiredo;

18h:  Pe. David Pereira de Jesus;

Endereço: Praça Universitária c/ 1ª Avenida Qd.85 Lt.43 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO, 74606-220.

-Paróquia São Paulo Apóstolo – Setor Oeste

O Santíssimo ficará exposto na Paróquia durante todo o dia 2 de novembro. Além disso, também há programação especial de missas, para os fiéis que quiserem acompanhar de perto.

6h30, 12h15 e 19h: Missa de Finados aberta aos fiéis;

Endereço: Av. T-7, 295 – St. Oeste, Goiânia – GO, 74140-110.

-Paróquia Jesus Bom Pastor – Jardim Guanabara

Para a celebração do Dia de Finados em Goiânia, a Paróquia realizará duas missas no dia 2 de novembro. A primeira acontecerá na Matriz Nossa Senhora das Graças, enquanto a segunda, na Matriz Imaculado Coração de Maria. Leve o nome de seu ente querido em um papel, para celebrar e fazê-lo presente no momento das orações. Quem quiser acompanhar de casa, haverá transmissão simultânea das missas pelas redes sociais da Paróquia.

8h: Missa de Finados aberta para os fiéis;

Endereço: Matriz Nossa Senhora das Graças – Jardim Guanabara III;

19h30: Missa de Finados aberta para os fiéis;

Endereço: Matriz Imaculado Coração de Maria – Jardim Guanabara II.

-Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe – Chácara do Governador

A Paróquia desenvolveu uma programação especial para a data, com duas Missas a serem realizadas no Salão Paroquial Padre Cesário. A igreja informa ainda que nos dias 1 e 2 de novembro (segunda e terça), não haverá atendimento na secretaria paroquial.

Programação dos cemitérios

-Cemitério Santana – Setor dos Funcionários

9h: Dom Levi Bonato

15h: Pe. Antônio Alexandre, CSsR

-Cemitério Parque – Setor Gentil Meireles

9h: Pe. Fredy

15h: Pe. Abdon, CSsR

-Cemitério Municipal Jardim da Saudade – Parque Buritis

9h: Pe. José de Olivera

15h: Pe. Arpuim

-Cemitério Parque Memorial de Goiânia – Próximo ao autódromo

9h: Pe. André Drumond

15h: Pe. Antônio Alexandre, CSsR

Nos cemitérios

Pessoas do grupo de risco, incluindo idosos e pessoas com comorbidades, não devem realizar visitas nos cemitérios hoje (2), de acordo com recomendação da Prefeitura de Goiânia. Foi divulgada nota informativa com recomendações e alertas quanto aos procedimentos de visitação. Segundo a administração, as recomendações e procedimentos foram amplamente divulgadas entre os visitantes, desde o momento da entrada ao cemitério.

Nos últimos dias, a prefeitura de Goiânia realizou manutenção em todos os cemitérios do município, com serviços de limpeza, pintura e roçagem. Os agentes de endemias estiveram nos cemitérios para verificar as tumbas e para jogar remédio em lugares com acúmulo de água.

Entre as recomendações gerais estão: não será permitido o acesso de pessoas sem máscara. A máscara deverá ser utilizada durante todo o período de visitação. Terá controle de acesso de pessoas, limitando o número de visitantes nos horários de maior procura. Não será permitido aglomerações, o visitante deverá manter o distanciamento mínimo de 1,5m entre os demais.

Os visitantes também devem evitar apertos de mão ou outros tipos de contato físico. A prefeitura irá disponibilizar locais estratégicos para higienização das mãos com fonte de água, sabonete líquido, papel toalha e lixeira com acionamento por pedal. Também estarão disponíveis frascos de álcool 70% em locais estratégicos para higienização de mãos. Não será permitido o consumo de alimentos e bebidas nas dependências dos cemitérios.

Veja Também