Semana Nacional de Conciliação começa hoje (8/11); processos judiciais podem ser solucionados

A ação acontecerá entre os dias 8 e 12 de novembro e é uma idealização do Conselho Nacional de Justiça.

Postado em: 08-11-2021 às 16h43
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Semana Nacional de Conciliação começa hoje (8/11); processos judiciais podem ser solucionados
A ação acontecerá entre os dias 8 e 12 de novembro e é uma idealização do Conselho Nacional de Justiça. | Foto: Reprodução

A 16ª Semana Nacional da Conciliação foi aberta nesta segunda-feira (08/11), e segue até a o fim dessa semana (12/11). A iniciativa, realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mobiliza o Poder Judiciário de todo o País com o objetivo de estimular a realização de acordos em processos em tramitação nos tribunais de Justiça, do Trabalho e Tribunais Federais. Para o CNJ a semana é uma forma mais rápida de resolver conflitos.

Na edição deste ano, a meta é que sejam realizados seis mil acordos no Judiciário goiano. Segundo o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Zacarias Neves Coelho, são 74 magistrados, 150 servidores, e 191 conciliadores e mediadores. “Que esse evento seja coroado de êxito e que a população entenda que conciliação é a melhor solução dos problemas que são levados ao Judiciário”, pontuou o desembargador.

A procuradora-geral do Estado, Juliana Prudente, destacou que a demanda processual é crescente a cada dia, e que, no início de 2021 eram 122 mil ações, em que o Estado atua como parte, tramitando no Judiciário goiano. “Hoje esse número chegou a 180 mil. A solução consensual é mais um recurso para que a gente possa dar vazão a esse volume que tem crescido, além da celeridade e economicidade”, afirmou a procuradora.

Continua após a publicidade

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, disse que a Semana Nacional da Conciliação tem um papel muito importante, que é promover a cultura do diálogo com a finalidade de buscar uma solução consensual entre o ente público e o contribuinte. “Estamos felizes em fazer parte deste evento com o Poder Judiciário goiano. A prefeitura está aberta, e contem conosco”, pontuou o prefeito.

Segundo o juiz Paulo César Alves das Neves, atualmente tramitam no Brasil cerca de 70 milhões de ações, fazendo com o país seja o primeiro em números de litígios. Ele destaca que o Poder Judiciário se preocupa com a alta demanda de processos em tramitação no País. “Por meio dos mutirões, de iniciativas como esta, a gente consegue resolver as demandas no seu início, porque o processo não fica esperando para ter uma solução”, frisou Paulo.

Conflitos envolvendo acidentes de trânsito, problemas com cartão de crédito e questões familiares são alguns exemplos de causas que podem ser resolvidas na mobilização da Semana Nacional de Conciliação.

Veja Também