Caso Marília Mendonça: empresa será investigada acerca de descanso de pilotos

MPT irá investigar a empresa aérea que transportava Marília Mendonça

Postado em: 10-11-2021 às 08h14
Por: Maiara Dal Bosco
Imagem Ilustrando a Notícia: Caso Marília Mendonça: empresa será investigada acerca de descanso de pilotos
MPT irá investigar a empresa aérea que transportava Marília Mendonça | Foto: Reprodução

O Ministério Público do Trabalho de Goiás (MPT) irá investigar a PEC Táxi Aéreo, empresa proprietária do avião que caiu e causou a morte de cinco pessoas, entre elas a cantora Marília Mendonça. O MPT informou que já havia um inquérito instaurado neste ano para apurar possíveis desrespeitos a jornadas de trabalho e descanso.

Quanto ao caso que envolve o acidente aéreo que levou a óbito a cantora Marília Mendonça e outros, em específico, o órgão irá apurar, no âmbito do citado inquérito, se houve ou não desrespeito a essas e outras normas trabalhistas, já que, no caso do piloto, caracteriza-se acidente de trabalho.

Segundo o MPT, serão requeridos mais documentos à PEC e ouvidas testemunhas e/ou representantes da empresa. Os laudos produzidos pelos demais órgãos envolvidos na investigação do acidente também irão subsidiar o inquérito conduzido pelo MPT em Goiás. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) confirmou, no sábado (06), que recebeu, em março deste ano, uma denúncia anônima sobre a PEC Táxi Aéreo.

Continua após a publicidade

Procurada pela reportagem, a PEC Táxi Aéreo afirmou, em nota, que a aeronave PT-ONJ, modelo C90A, de propriedade da empresa, estava com o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) válido, conforme Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), e com todas as manutenções em dia. A empresa destacou que a tripulação era “extremamente experiente e treinada e estava apta a voar, com suas horas dentro da jornada permitida e regulamentada pela legislação aeronáutica e trabalhista”, diz o comunicado.

Segundo a PEC Táxi Aéreo, todos os esclarecimentos iniciais foram prestados e documentos solicitados entregues prontamente. “Assim que tomou conhecimento do acidente, a empresa prontamente deu início aos trâmites exigidos, notificando os órgãos competentes – CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e a Polícia Civil de Minas Gerais”, afirmou.

O documento destaca ainda que as partes da aeronave e os motores já foram entregues aos órgãos competentes para que possam fazer as averiguações necessárias, esclarecendo assim possíveis causas e fatores contribuintes para o acidente.

Fiação

O avião em que viajava Marília Mendonça e outras quatro pessoas e que caiu na última sexta-feira (05), foi encontrado pela Polícia Civil de Minas Gerais com cabos enrolados nas hélices. Os destroços da aeronave foram retirados do local no último domingo (07), e os pedaços serão levados para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Já os dois motores foram encaminhados para Sorocaba, no interior de São Paulo, onde atua um perito especializado nesse tipo de trabalho.

As investigações sobre as causas do acidente serão realizadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticas (Cenipa), do Comando da Aeronáutica. A ANAC acompanhará as investigações que estão em curso.   (Especial para O Hoje)

Veja Também