OVG e Governo de Goiás doam cadeiras de rodas para crianças em vulnerabilidade social

A ação e voltada para as famílias que não possuem condições financeiras, e vem ocorrendo desde Janeiro deste ano

Postado em: 11-11-2021 às 15h03
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: OVG e Governo de Goiás doam cadeiras de rodas para crianças em vulnerabilidade social
A ação e voltada para as famílias que não possuem condições financeiras, e vem ocorrendo desde Janeiro deste ano | Foto: Reprodução

Organização das Voluntárias de Goiás doou quase 6 mil cadeiras de rodas padrão e higiênica a pessoas vulneráveis de todo Estado. Desse total, 32 foram destinadas ao público infantil. “Receber o abraço de uma criança ou o agradecimento de uma mãe não tem preço. São esses momentos que nos dão força para continuar na luta diária por aqueles que mais precisam”, diz Gracinha Caiado. A ação vem ocorrendo desde Janeiro deste ano.

A locomoção da pequena B.E.N.S, de 3 anos, está mais fácil desde o mês passado. Ela, que praticamente perdeu todos os movimentos em decorrência de uma meningite tuberculosa, é uma das 32 crianças que receberam do Governo Estadual, via Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), uma cadeira de rodas padrão em 2021. Uma doação fundamental para quem tem no benefício ortopédico uma extensão do próprio corpo.

Ruane Nunes dos Santos, 24 anos, mãe da B.E.N.S que tem 3 anos, comenta da importância da cadeira de rodas na vida da filha e da família. Ela diz que o equipamento chegou em boa hora. “Minha filha necessita de cuidados especiais o tempo todo. Ela precisa permanentemente de traqueostomia para que o ar chegue aos pulmões. Além disso, já pesa mais de 15 quilos, e era muito difícil de carregar. Agora, com a cadeira da OVG, ela está do meu lado”, afirmou.

Continua após a publicidade

A ajudante de serviços gerais, Poliana Gonçalves Leite, de 33 anos, afirma que agora a filha consegue se locomover sozinha pela casa toda. Ela é mãe de M.A.B.G, de 8 anos, que teve a mobilidade bastante reduzida em função de uma doença autoimune. “ Eu não teria condições para comprar, pois só recebo um salário mínimo e moro de aluguel. Essa cadeira de rodas é uma bênção, ela melhorou a qualidade de vida da minha filha”, agradeceu Poliana.

Qualidade de vida

Entre janeiro e outubro de 2021, a OVG doou quase 6 mil cadeiras de rodas padrão e higiênica que beneficiaram e trouxeram mais qualidade de vida para pessoas em situação de vulnerabilidade social de todo o Estado. A presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, diz que é comovente ver a emoção de uma pessoa que tem a possibilidade de reconquistar autonomia para se deslocar.

Segundo ela, esse sentimento é redobrado quando é uma criança a ganhar o benefício ortopédico. “Quando recebo o abraço de uma criança que ganhou uma cadeira de rodas não tem preço. São esses momentos que nos dão força para continuar na luta diária por aqueles que mais precisam”, ressalta Gracinha.

A diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, disse que a ação é um benefício muito importante. “É um benefício que permite que as crianças possam ir à escola, possam conhecer outras crianças e se socializem”, frisa a diretora.

A ação solidaria ainda permanece, e para ter acesso a uma cadeira de rodas da OVG (adulto ou infantil), é necessário apresentar documentos pessoais (RG e CPF); comprovante de endereço atualizado; e relatório com prescrição específica do benefício, que deve ser elaborado e assinado por um médico, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional. Também é necessário comprovante de renda, no caso do benefício para a criança, do grupo familiar.

Veja Também