Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Intensivão gratuito reforça conteúdo do Enem para estudantes da rede pública

Iniciativa da vereadora Aava Santiago (PSDB) e voluntários busca colaborar com o sonho do ensino superior entre candidatos em vulnerabilidade social

Postado em: 12-11-2021 às 16h05
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Intensivão gratuito reforça conteúdo do Enem para estudantes da rede pública
Iniciativa da vereadora Aava Santiago e voluntários busca colaborar com o sonho do ensino superior entre candidatos em vulnerabilidade social

No próximo sábado (13/11) um intensivão gratuito, preparatório para o Enem, será oferecido na Escola Estadual Wilmar Gonçalves da Silva, na Vila Moraes, em Goiânia. O público-alvo do “Democratiza Enem” são alunos do ensino médio em situação de vulnerabilidade, além de seguidores selecionados por meio do Instagram da vereadora Aava Santiago (PSDB), idealizadora da proposta.

A tucana, que preside a Comissão de Educação da Câmara Municipal de Goiânia, conta com a colaboração de voluntários, entre eles professores, empresários e servidores da escola sede. “Só quem passa pelo ensino público sabe da importância de se reforçar a formação de alunos, muitos deles de territórios periféricos, para alcançarem o sonho de chegar à universidade”, argumenta Aava.

Para assegurar o distanciamento, os 60 estudantes serão agrupados em três diferentes salas com capacidade para 20 alunos cada. As aulas simultâneas serão das 8h às 17h. Pela manhã, a revisão será das disciplinas ciências da natureza, ciências humanas e linguagens. À tarde, matemática.

Continua após a publicidade

O almoço será preparado pelos servidores da escola e colaboradores, com alimentos doados por empresários e idealizadores. Também serão oferecidos materiais e obras literárias aos participantes. As aulas também serão transmitidas em tempo real aos alunos inscritos pela plataforma Google Meet.

Vale lembrar que, segundo o portal UOL, o número de alunos não pagantes inscritos no Enem em 2021 caiu 77%. Trata-se de alunos que solicitam isenção por terem renda familiar de até três salários mínimos. Entre os têm direito ao benefício por terem concluído o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede particular, a participação diminuiu 20,8%. No geral, o número de inscritos em 2021 é o menor em 16 anos. São, ao todo, 3,1 milhões de estudantes. Neste ano, as provas do Enem serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro.

Veja Também