Quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiânia recebe “Pedal da Paz Brasil”, evento de conscientização sobre violência no trânsito

A concentração e ponto de partida serão na Praça do Sol, no Setor Oeste, neste sábado (13).

Postado em: 13-11-2021 às 15h08
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia recebe “Pedal da Paz Brasil”, evento de conscientização sobre violência no trânsito
A concentração e ponto de partida serão na Praça do Sol, no Setor Oeste, neste sábado (13) | Foto: Reprodução

Goiânia recebe neste sábado (13/11) o “Pedal da Paz Brasil’, evento realizado simultaneamente em 17 Estados e no Distrito Federal com objetivo de conscientizar motoristas e motociclistas pela paz no trânsito e pelo bom convívio com ciclistas. Com 300 grupos de pedal envolvidos, a concentração e ponto de partida serão na Praça do Sol, no Setor Oeste. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal dos Esportes (SMESP) e Secretaria de Mobilidade (SMM).

A primeira edição do Pedal da Paz Brasil foi realizada em 2018. Giuseppe Gióia Arrastes, um dos organizadores do evento, conta que a iniciativa veio após altos números de mortes e acidentes que deixaram vítimas fatais e com sequelas físicas naquele ano. Então, juntamente a outros grupos de pedal e parceiros, pensaram no evento para chamar atenção quanto a violência no trânsito envolvendo ciclistas.

“Após uma semana da data de finados em 2018, nós, ciclistas goianos, oficializamos o 2° sábado de novembro como o dia de ‘Finados dos Ciclistas’, o dia do Pedal da Paz. Esse evento foi completamente diferente de todos os outros, pois era fraternal, ecumênico, pacífico e solidário, onde todos os ciclistas e grupos de pedal se tornavam uma só corrente, a do bem”, lembra Giuseppe.

Continua após a publicidade

O primeiro pedal da iniciativa, então, foi realizado em novembro de 2018, na Praça Cívica, e vem crescendo desde então, alcançando também outros estados. Os participantes se vestem de preto em luto às mortes e acidentados no trânsito envolvendo adeptos desse meio de transporte, a bicicleta.

“O Pedal da Paz Brasil convida todos a irem de preto em luto e respeito aos ciclistas mortos e acidentados do país, em um ato de neutralidade de grupos de pedal e estilos no qual, unidos, pedalamos juntos em uma manifestação pacífica pela paz no trânsito e respeito aos ciclistas”, completou Giuseppe.

A união dos mais de 300 grupos de pedal em todo Brasil vai se espalhar por 17 Estados, sendo eles Goiás, Ceará, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Pernambuco, Mato Grosso, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte, e Rondônia.

Veja Também