Proposta de vereador para criação do Dia da Cannabis Terapêutica é aprovado por unanimidade

Texto é de autoria do vereador Lucas Kitão (PSL) e é parte de uma série de ações que incetivam a pesquisa e debate sobre uso do medicamento

Postado em: 17-11-2021 às 15h31
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Proposta de vereador para criação do Dia da Cannabis Terapêutica é aprovado por unanimidade
Texto é de autoria do vereador Lucas Kitão (PSL) e é parte de uma série de ações que incetivam a pesquisa e debate sobre uso do medicamento | Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou em primeira votação o projeto de lei que institui o dia 27 de novembro como o Dia Municipal da Cannabis Terapêutica no calendário oficial do município. O texto, de autoria do vereador Lucas Kitão (PSL), foi aprovado nesta quarta-feira (17/11) por unanimidade pelos vereadores presentes e segue em tramitação na Casa.

A proposta faz parte de uma série de ações de incentivos à pesquisa e discussão sobre o uso terapêutico da cannabis, com intuito de instruir a população sobre a regulamentação e distribuição de medicamentos à base de cannabis. Em Goiânia, a regulamentação foi aprovada e promulgada pela Câmara Municipal, e aguarda a regulamentação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O vereador tem se dedicado a essa causa porque acredita que o debate e a conscientização, junto com a implementação do Dia da Cannabis Terapêutica, vão inspirar ações em defesa dos pacientes que necessitam do tratamento e enfrentam preconceito e dificuldades para adquirir medicamentos. “A inclusão no Calendário Oficial do Município vai permitir que ações sejam promovidas por instituições públicas ou privadas que poderão promover atividades de caráter educacional na cidade que é referência em todo o Brasil desde a aprovação da regulamentação destes medicamentos na capital”, explicou o vereador.  

Continua após a publicidade

A data seleciona também o Dia Nacional do Combate ao Câncer e a seleção da data foi idealizada por ativistas que entendem que o medicamente é eficaz no que diz respeito ao alívio de sintomas provocados pela quimioterapia. “Desde 2013 a data é celebrada não oficialmente e vamos poder incluir no calendário municipal a realização de debates, palestras, distribuição de material informativo e até mesmo da realização de atos públicos na capital”, concluiu o vereador. 

Além disso, os vereadores William Veloso (PL) e Anselmo Pereira (MDB) destacaram ainda a importância desses medicamentos para a população. “As gotas do cannabis medicinal minimizam os malefícios de diversas doenças e não é porque a gente está melhorando o acesso ao medicamento que a gente está incentivando a população a usar maconha”, comentou o emedebista.

Veja Também