Projeto de lei quer declarar Chorinho como patrimônio imaterial de Goiânia

A iniciativa de conferir o título é da vereadora Aava Santiago (PSDB), que busca reconhecer a relevância dessa manifestação artística para a identidade da capital

Postado em: 19-11-2021 às 09h14
Por: Giovana Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Projeto de lei quer declarar Chorinho como patrimônio imaterial de Goiânia
A iniciativa de conferir o título é da vereadora Aava Santiago (PSDB), que busca reconhecer a relevância dessa manifestação artística para a identidade da capital. | Foto: Reprodução

Realizado há 18 anos pela Secretaria de Cultura de Goiânia, o projeto do Chorinho deve se tornar patrimônio imaterial de Goiânia. A proposta foi apresentada na Câmara nesta quinta-feira (18/11) pela vereadora Aava Santiago (PSDB), e busca valorizar o papel social do Chorinho na capital.

“O título é uma forma de garantir respaldo do poder público e da sociedade para fortalecer as condições de realização das apresentações em Goiânia e de manutenção dessa tradição musical herdada de famílias que vieram de outros estados e ocuparam a região central do Brasil. O projeto tornou-se referência e motivo de orgulho na preservação da música popular brasileira”, explica a vereadora.

Outra matéria, apresentada simultaneamente por Aava, inclui no Calendário de Eventos da capital o Dia Municipal do Choro, a ser comemorado anualmente em 23 de abril, aniversário do compositor, arranjador, instrumentista e compositor Pixinguinha, um dos mais expressivos representares desse estilo musical. As duas matérias seguem para a Comissão de Constituição e Justiça e, em seguida, para dois turnos de votação no plenário.

Continua após a publicidade

Aava destaca ainda que as apresentações são gratuitas, de alta qualidade e em espaços de fácil acesso ao transporte público. “Tudo isso comprova o compromisso do projeto com a democratização do acesso à arte e à cultura”, argumenta.

Chorinho

As apresentações do Chorinho eram realizadas na avenida Goiás, em frente ao prédio do Grande Hotel. Com a retomada das atividades artísticas em função da redução de casos e mortes por Covid, a nova temporada prevê edições em diferentes regiões da cidade. A primeira foi na Praça do Trabalhador em frente à antiga Estação Ferroviária, no último dia 12. Nesta sexta (18), a apresentação será no mesmo local, com um tributo ao cantor, compositor e sambista João Nogueira.

Veja Também