Conheça sete aspectos curiosos de Goiânia e típico do goianiense

Goiânia possui inúmeros aspectos que apenas quem nasceu ou mora a muito tempo na cidade consegue entender. Dentre os principais, separamos sete

Postado em: 28-11-2021 às 15h30
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça sete aspectos curiosos de Goiânia e típico do goianiense
Na lista consta curiosidades do costume, alimentação e trânsito, como a organização das vias da cidade | Foto: reprodução

Goiânia possui inúmeros aspectos que apenas quem nasceu ou mora a muito tempo na cidade consegue entender. Dentre os principais, separamos sete curiosidades que vão do costume, alimentação e trânsito.

A Capital do Estado de Goiás, recentemente, em 24 de outubro, completou 88 anos. Um município jovem comparado com outras metrópoles brasileiras. No entanto, a cidade e seu povo conseguiram criar uma própria identidade, embora haja muitos imigrantes de todas as regiões do país.

Confira as sete características de Goiânia que separamos para você. Algumas podem ser consideradas positivas e outras nem tanto, uma vez que as negativas causam problemas para a população e para visitantes.

Continua após a publicidade

1 – Pit-dogs e ‘jantinhas’

Apesar de não ser uma cidade que funcione 24 horas, nos moldes da capital paulista, em Goiânia é muito fácil localizar pit-dogs e restaurantes que se especializaram em comercializar as conhecidas ‘jantinhas’, que consiste em uma refeição completa com espetinho (churrasco no palito). Vale ressaltar que muitas funcionam a noite toda. Ainda sobre os pit-dogs, esses foram reconhecidos como patrimônio cultural e imaterial da cidade, em 2020.

2 – Distribuidoras

Ainda sobre costumes, o goianiense adora uma distribuidora de bebidas, o que reflete a quantidade desse tipo de estabelecimento. Mesmo que saía de uma festa ou boate, é muito comum para o pessoal da cidade parar em uma distribuidora, a maioria também funciona quase a noite toda.

3 – Receptividade e solidariedade

O goianiense é muito receptivo e solidário com as outras pessoas. Não é à toa que Goiânia acolhe muitos imigrantes de várias regiões brasileiras e nos últimos anos estrangeiros de outros países, como haitianos e venezuelanos. Além disso, são muitos solidários em ajudar alguém que esteja com necessidades.

4 – Afeto

Ainda relacionada ao acolhimento, o goianiense faz amizade com qualquer pessoa rapidamente. E quando conversar, sempre tem que tocar no interlocutor, tipo chamando a atenção.

6 – Trânsito e complexidades  

Agora terei que listar três aspectos confusos da cidade. Ruas e avenidas de Goiânia trocam de nomes facilmente ou passam de duas vias para apenas uma ou logo se transformam em contramão. Um exemplo de troca de nome é Avenida T-7, no trajeto entre o Setor Oeste e a Vila Mauá recebe os nomes de C-04, C-12, C-17 e finaliza como Avenida Araxá. Também relacionado ao trânsito, o goianiense é muito criticado por não ligar a seta do veículo para indicar quando irá fazer uma conversão.

7 – Transporte coletivo

O transporte coletivo de Goiânia é outra situção negativa, pois deve ser o único do país em que o usuário precise fazer um cartão sitpass exclusivamente para embarque, o primeiro é gratuito, mas se perder, terá que pagar pela segunda via. Isso torna a utilização dos ônibus apenas para a população local, pois se alguém chegar na rodoviária e depender de embarcar em um coletivo, não será tão fácil. Embora as empresas anunciaram há quase dois anos um investimento em equipamentos que teriam opção de receber por cartão de crédito e débito, a proposta ainda não se concretizou.

Veja Também