Voltado para artes marciais, projeto Construindo Campeões deve ganhar cinco mil vagas

XXI Campeonato Brasileiro de Karatê JKA reuniu mais de 400 atletas de 15 unidades da federação.

Postado em: 21-11-2021 às 18h30
Por: Alice Orth
Imagem Ilustrando a Notícia: Voltado para artes marciais, projeto Construindo Campeões deve ganhar cinco mil vagas
XXI Campeonato Brasileiro de Karatê JKA reuniu mais de 400 atletas de 15 unidades da federação. | Foto: Divulgação

Neste domingo (21/11) foi realizado o XXI Campeonato Brasileiro de Karatê JKA (Associação Japonesa de Karatê), em Goiânia. Estão na capital mais de 400 atletas inscritos na disputa, vindos de 15 unidades da federação. O evento começou no dia 17 de novembro, com cursos e aulas práticas, mas a competição principal ocorre neste fim de semana.

Na oportunidade, o governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou que o projeto do Governo de Goiás, Construindo Campeões, voltado para artes marciais, terá implantação de novos núcleos da iniciativa, com a expectativa de chegar a mais de 40 municípios, e cerca de 5 mil alunos atendidos. Atualmente, o programa beneficia 2,6 mil crianças, com idade entre 8 e 18 anos, em 30 localidades.

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson de Paula, relatou o esforço da administração estadual em promover o esporte em Goiás, em especial as artes marciais. “Sabemos da importância para Goiás, mas as artes marciais – implantadas no Estado desde 2019 – são de suma importância para a formação do caráter do ser humano”, ressaltou.

Continua após a publicidade

A titular da Secretaria de Estado de Educação, Fátima Gavioli, enalteceu a tradição nipônica em relação ao cuidado com o setor educacional e os reflexos desse empenho para a sociedade. “Se tem uma coisa que esse país tem que aprender com o Japão é educação”, avaliou ao listar disciplina, empenho e dedicação como virtudes do povo japonês. “Quando você ensina a criança a cuidar do que é público, você consegue fazer a criança cuidar daquilo que é dele”, reforçou ao citar que esse processo educativo já começou em Goiás com o projeto Estudantes de Atitude. “Traz a disciplina das escolas japonesas e, agora, as nossas crianças conseguem enxergar a escola como um espaço público que precisa ser zelado e cuidado”, explicou.

A programação do Campeonato Brasileiro de Karatê JKA começou na última quarta-feira (17), com aulas práticas para instrutores, árbitros e atletas, além de exames de faixa. Mas as competições ocorreram no sábado (20), com disputadas na categoria até 18 anos para aspirantes e especial. Neste domingo houve a disputa para a categoria de 19 a 20 anos, adultos e master, onde ainda ocorreu a cerimônia oficial do evento.

Com assessoria

Veja Também