Moradores de São Gonçalo acusam PM de chacina após encontrarem 7 corpos, no RJ

Moradores da comunidade acusam a PM de cometer chacina em represália à morte de um sargento durante confronto no último sábado (20)

Postado em: 22-11-2021 às 11h36
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Moradores de São Gonçalo acusam PM de chacina após encontrarem 7 corpos, no RJ
Moradores da comunidade acusam a PM de cometer chacina em represália à morte de um sargento durante confronto no último sábado (20) | Foto: Reprodução

Moradores do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo (RJ), encontraram ao menos sete corpos com marcas de tiro em uma região de mangue próxima à comunidade, na manhã desta segunda-feira (22/11). As vítimas foram encontradas após a Polícia Militar do Rio de Janeiro realizar uma operação contra traficantes na região, no último domingo (21).

Os moradores da comunidade acusam a PMRJ de cometer chacina contra os suspeitos, em represália à morte do sargento Leandro da Silva, que perdeu sua vida durante confronto com os suspeitos no sábado (20). Nenhum dos corpos foi identificado até o momento.

De acordo com a PM, no sábado (20), equipes do Batalhão de São Gonçalo foram atacadas “nas proximidades de uma área de mangue com mata”. O sargento da PM Leandro da Silva foi ferido, levado para o hospital, mas não resistiu e morreu.

Continua após a publicidade

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) esteve ontem na região após receber informações de que um dos homens responsáveis pelo ataque que vitimou Silva ainda estava ferido no interior da comunidade. A corporação afirma que foi até o conjunto de favelas para uma operação de “estabilização”.

Acusações de chacina

Em entrevista ao portal Uol, uma moradora de outra região da comunidade disse que o número de mortos pode ser muito maior. “Falam em muitos mortos no interior do mangue, pedem ajuda para retirar, famílias estão desesperadas procurando filhos e outros parentes”, disse em entrevista.

Outro morador afirmou que se estima que o número de mortos pode chegar a 15. “Disseram que entrou um grupo grande de meninos dentro do mangue e 8 fugiram. Os meninos da comunidade têm o hábito de se refugiarem no mangue”, afirmou.

A PM informou que “dará início a uma ação no local e permanecerá na região para garantir o trabalho de perícia da Polícia Civil”. De acordo com a Polícia, os militares confrontaram suspeito no domingo e um homem morreu no local. A corporação afirma que ele foi reconhecido como um dos envolvidos no ataque criminoso à guarnição da PM que vitimou o sargento Silva.

A Defensoria Pública do Rio disse que teve conhecimento sobre a operação no Complexo do Salgueiro ainda na noite de ontem. A ouvidoria comunicou o caso ao Ministério Público para adoção de medida cabíveis.

A Defensoria disse ainda que está em contato com as lideranças locais prestando orientações necessárias. O defensor público geral, Rodrigo Baptista Pacheco, afirmou nas redes sociais que o órgão acompanha o caso e que se encontrará com as famílias no começo da tarde de hoje.

Veja Também