I Festa do Pequi realizada pelo Ceasa tem início nesta quinta-feira (25)

Evento terá apresentações artísticas, comida e distribuição de mudas.

Postado em: 23-11-2021 às 15h37
Por: Alice Orth
Imagem Ilustrando a Notícia: I Festa do Pequi realizada pelo Ceasa tem início nesta quinta-feira (25)
Evento terá apresentações artísticas, comida e distribuição de mudas. | Foto: Reprodução

A Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) realiza, na quinta feira (25/11), às 10h, a abertura oficial da I Festa do Pequi. O evento, na sede da empresa na BR-153, Km 5,5, tem como objetivo ressaltar a importância da central em relação ao pequi. O entreposto de Goiânia é o responsável pela comercialização do maior volume do fruto no País.

A programação do evento prevê apresentações artísticas, com folia de reis da cidade de Petrolina e Orquestra de Violeiros de Goiás, além da distribuição de milhares de refeições, tendo como base a iguaria do Cerrado. Também haverá distribuição de mudas de pequi.

Na safra 2020/2021, foram produzidas 2.039,7440 toneladas do fruto no estado. As vendas representaram um aporte financeiro de mais de R$ 7 milhões. Na safra 2021/2022, que começou em setembro e segue até março, já são 5.187 toneladas, o que cria a expectativa de que o pequi, dessa vez, deve bater recorde de vendas. O total negociado também já praticamente atingiu o teto anterior, estando na casa de R$ 7,5 milhões.

Continua após a publicidade

Variedades

Na Ceasa Goiás, o pequi começa a chegar em setembro, com a remessa do Tocantins, que representa cerca de 30% de tudo que entra do produto no entreposto goiano. O pequi tocantinense mantém a demanda até meados de outubro, quando dá entrada na companhia, as primeiras cargas da produção goiana, vinda do Norte, de cidades como Porangatu, Crixás e Santa Tereza. O pequi de Minas Gerais pode ser encontrado na Ceasa/GO em dezembro, e é o responsável pela comercialização até janeiro. Com menos expressividade, o pequi matogrossense pode ser encontrado no mercado em meados do mês de novembro.

O fruto originário do Noroeste goiano, às margens do Rio Araguaia, é considerado o “filé mignon” dos pequis na Ceasa/GO, por apresentar caroços maiores, mais ricos em polpa e sabor. Quando a produção de São Miguel do Araguaia chega à Ceasa/GO e feiras, ela apresenta preço mais elevado, justamente por representar o que de melhor se produz em relação ao fruto.

Com assessoria

Veja Também