Com início do período de matrículas, rede Estadual deve receber mais de 24 mil novos alunos em 2022

Secretaria de Educação espera realizar entre 500 e 510 mil matrículas para 2022, entre renovações e novos alunos

Postado em: 24-11-2021 às 08h59
Por: Maiara Dal Bosco
Imagem Ilustrando a Notícia: Com início do período de matrículas, rede Estadual deve receber mais de 24 mil novos alunos em 2022
Secretaria de Educação espera realizar entre 500 e 510 mil matrículas para 2022, entre renovações e novos alunos | Foto: Reprodução

Desde que abriu o período para matrículas, na última sexta-feira (19), a rede Estadual de Ensino de Goiás já recebeu 24.365 matrículas de novos alunos. Os dados a que a reportagem de O Hoje teve acesso indicam que, em menos de uma semana, já foram realizadas 139.703 matrículas, número que inclui os novos alunos, transferências, renovação e solicitações realizadas presencialmente nas unidades de ensino. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) espera realizar, aproximadamente, entre 500 e 510 mil matrículas para 2022, entre renovações e novos alunos.

De acordo com Seduc, ao todo, já são contabilizadas 4.533 matrículas de transferência por interesse próprio, 11.409 por transferência automática entre escolas, ou seja, alunos da própria rede que somente mudaram de escola e 363 inscrições feitas diretamente nas escolas. Outros 99.033 alunos já renovaram a matrícula para próximo ano letivo.

Para o Gerente de Avaliação da Rede Escolar e Estatísticas Educacionais da Seduc, Sidney Alex de Oliveira, a expectativa para o retorno das aulas é muito positiva. “Houve um investimento grande do governo nas escolas em termos de estrutura. Foram equipados laboratórios de química, física, informática, além das salas para educação especial, cobertura e construção de quadras e ainda, reformas em salas de aula”, afirmou.

Continua após a publicidade

Segundo Sidney, as 1.012 escolas da rede Estadual – contando com as de tempo integral e os colégios militares – estão preparados para atender a demanda. “A rede [Estadual de Ensino] tem condição de atender a demanda, porque não podemos deixar de atender, nós temos um quantitativo de escolas suficiente”, destacou.

Sobre a migração de alunos da rede privada para a rede pública, o Gerente de Avaliação da Rede Escolar e Estatísticas Educacionais da Seduc afirmou à reportagem que esta questão foi observada no ano passado, quando teve início o ensino na modalidade on-line. “Observamos essa migração em 2020, quando começou o ensino remoto, ou seja, quando as escolas estavam fechadas, os pais e responsáveis de alunos em escolas privadas acharam por bem migrar os filhos da escola privada para a escola pública. Em 2022, ainda não temos esse número, porque ainda estamos no período de solicitação [de matrículas], e só saberemos quando as matrículas forem 100% efetivadas”, destacou.

Prazos

As solicitações de matrículas de alunos novatos interessados em estudar nas escolas e colégios de Ensino Fundamental ou Médio da rede estadual da educação, em 2022 podem ser realizadas até o dia 07 de dezembro. As matrículas deverão ser solicitadas pelo site www.matricula.go.gov.br, onde o estudante deverá informar três instituições de ensino de seu interesse. Caso não haja vaga em nenhuma delas, o pedido será transferido para uma quarta unidade, preferencialmente mais próxima da primeira opção da escola informada.

Concluída a solicitação, o aluno deverá ficar atento para fazer a confirmação de seu interesse pela vaga, entre os dias 15 e 22 de dezembro. Em seguida, ele deve procurar pessoalmente a unidade escolar indicada pela Seduc para fazer a efetivação da matrícula. Nesse momento é necessário levar documentos pessoais (carteira de identidade, certidão de nascimento ou CPF), histórico escolar e comprovante de endereço atualizado.

Para os veteranos, a renovação de matrículas ou a solicitação de transferência para outra unidade de ensino também deverá ser feita até o próximo dia 07. A renovação deverá ser confirmada por meio do termo de renovação assinado pelos pais e/ou responsáveis. Mas caso o aluno não tenha interesse em permanecer na mesma instituição, ele deverá pedir a transferência por interesse próprio (TIP). Nesse processo, não haverá reserva de vagas na unidade de preferência, devendo o estudante indicar três opções nas quais deseja concorrer a uma vaga.

Tempo integralDe acordo com a Seduc, o calendário divulgado é exclusivo para as instituições de ensino de tempo regular. Para as escolas de tempo integral, os pais e/ou responsáveis pelos alunos deverão procurar pessoalmente a unidade de seu interesse e realizar a solicitação da vaga até o dia 08 de dezembro. Em 2022, a rede estadual da Educação passará a contar com 40 mil novas vagas nas escolas de tempo integral, que serão distribuídas entre 269 unidades em todo o Estado. (Especial para O Hoje)

Veja Também