Pela primeira vez, função de corneteiro do CBMGO é ocupada por uma mulher; entenda a tarefa

Postado em: 24-11-2021 às 15h15
Por: Giovana Andrade
O corneteiro é o responsável por participar de solenidades e formaturas, dando os toques para a execução dos movimentos de Ordem Unida, recepção de autoridades militares, entre outros. | Foto: Divulgação/CBMGO

Uma Sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), Aline Telles dos Santos Marques, tornou-se, nesta quarta-feira, a primeira mulher a ocupar a função de corneteira na corporação. O corneteiro é o responsável por participar das diversas solenidades e formaturas, dando os toques para a execução dos movimentos de Ordem Unida, bem como toques diários como alvorada e recepção de autoridades militares, entre outros.

A formatura do Curso Prático de Corneta (CPC-2021), presidida pelo Comandante-Geral do CBMGO, Coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos, foi realizada no auditório do Quartel do Comando-Geral, em Goiânia.

Durante o treinamento, os bombeiros militares tiveram aulas de iniciação de teoria musical, realizaram discussões sobre os toques referentes ao alto comando do Exército Brasileiro e, dentro da grade de curso, também tiveram acesso ao Manual de Toques de Corneta do Exército, aulas de vade-mécum de cerimonial militar, manejo de instrumento e técnicas de embocadura e respiração, entre outros.

Além da Sargento, o Soldado Diogo de Araújo Ribeiro também concluiu o curso que teve o objetivo de preparar os militares para atenderem as necessidades de corneteiros aptos para as cerimônias tanto nos quarteis como também em desfiles comemorativos. Este foi o segundo curso do gênero realizado na corporação.

Compartilhe: