Quinta-feira, 28 de março de 2024

Saiba como solicitar 2ª via simplificada do RG sem sair de casa

Todo o processo de solicitação e pagamento de taxas pode ser feito on-line. Só é necessário comparecer ao Vapt-Vupt para a retirada do documento pronto.

Postado em: 25-11-2021 às 09h38
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Saiba como solicitar 2ª via simplificada do RG sem sair de casa
Todo o processo de solicitação e pagamento de taxas pode ser feito on-line. Só é necessário comparecer ao Vapt-Vupt para a retirada do documento pronto | Foto: Reprodução

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) por meio da Gerência de Identificação, passará a oferecer à população goiana a 2ª Via Simplificada do Registro de Identidade (RG). Aqueles que precisarem solicitar a emissão da segunda via do documento poderão fazer pela internet, dispensando a necessidade de comparecer a alguma unidade do Vapt-Vupt.

Para isso, será necessário que o solicitante tenha um RG recente, emitido nos últimos 3 anos (desde 2019). Depois, basta fazer o requerimento pela internet, no site iivirtual.ssp.go.gov.br. O interessado deve então clicar em “Carteira de Identidade” e depois em “2ª Via Simplificada”.

Após isso, é preciso preencher os campos com as informações requisitadas. O usuário deve estar atento para informar CPF, telefone e e-mail corretamente. O pedido será processado, e depois é emitido um boleto com taxa para pagamento em até 7 dias úteis.

Continua após a publicidade

O cidadão escolhe a unidade Vapt-Vupt onde pretende buscar o documento impresso, devendo agendar horário para atendimento. Na capital e região metropolitana, o documento fica pronto em até 10 dias. Já no interior, são 15 dias úteis para ficar pronto, após o pagamento do boleto. Somente o dono do documento poderá retirá-lo nos Vapt-Vupt.

RG Digital

A Polícia Civil ressalta ainda que também já havida colocado à disposição da população o RG Simplificado Digital. Disponível nas lojas de aplicativos Android ou IOS, o aplicativo RG Digital Go pode ser baixado pelo cidadão que possui RG emitido no Estado a partir do ano de 2019.

Acessando o aplicativo, será possível portar o documento de RG no próprio celular, sem necessitar do documento impresso. Trata-se, portanto, de uma espécie de identificação por meio de dispositivo eletrônico.

Quem tem a carteira de identidade impressa até 2018, pode solicitar uma segunda via do documento a fim de obter o registro digital. O aplicativo é gratuito e possui todos os requisitos de segurança, integridade e validade jurídica, além de fornecer ao cidadão a opção de portar eletronicamente o documento de identidade.

Veja Também