Nomes de Iris Rezende e Marília Mendonça para ruas causam polêmicas em Goiânia

Além da polêmica causada com a troca do nome do Aeroporto Internacional de Goiânia, de Santa Genoveva para Iris Rezende, em homenagem

Postado em: 28-11-2021 às 11h38
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Nomes de Iris Rezende e Marília Mendonça para ruas causam polêmicas em Goiânia
Entidade aponta inúmeros problemas e prejuízos em alterações de vias tradicionais, embora compreenda as homenagens | Foto: reprodução

Além da polêmica causada com a troca do nome do Aeroporto Internacional de Goiânia, de Santa Genoveva para Iris Rezende, em homenagem ao ex-prefeito e ex-governador morto no último dia 9, inúmeras propostas de alterações de nomes de ruas e avenidas para receber o nome do político estão sendo questionadas. Assim também, de iniciativas para eternizar o nome da cantora Marília Mendonça, morta em um trágico acidente aéreo no último dia 5 .

Em carta pública, assinada pelo presidente Geovar Pereira, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia expressa preocupação com a mudança do nome de ruas e avenidas tradicionais da Capital, que passariam a se chamar Iris Rezende ou Marília Mendonça.

Projetos na Câmara Municipal de Goiânia querem renomear, por exemplo, a Avenida Castelo Branco, T-63 ou Rua 146, no Setor Marista, para Marília Mendonça. Outra proposta parlamentar é que toda a extensão da Avenida Mutirão e Castelo Branco passe a se chamar de “Avenida Mutirão Iris Rezende”. Nesse sentido, também a Avenida Anhanguera, que ganharia o acréscimo de Iris Rezende Machado.

Continua após a publicidade

“A CDL deixa claro que homenagens a figuras ilustres do estado são importantes, merecidas e devem ser prestadas, mas sem desconsiderar os impactos que recairão sobre a sociedade”, frisa Geovar Pereira. Ele aponta que as modificações resultam em prejuízos ao Poder Público, aos comerciantes e aos moradores, além de interferir na identidade de regiões históricas da cidade.

“O excepcional legado deixado por Iris Rezende e por Marília Mendonça, que faleceram recentemente, é inquestionável. Essas duas personalidades goianas, cada uma em sua área de atuação, tornaram-se referências não só no Estado de Goiás, mas em todo o país, merecendo, portanto, distintas homenagens”, acrescenta.

Leia também:

Aeroporto de Goiânia: senador diz não conhecer impedimento para alteração de nome

Veja Também