Profissão Papai Noel: A pessoa por trás da barba branca

O bom velhinho que estava escondido, volta ao trono e retoma seu emprego de fim de ano

Postado em: 27-11-2021 às 09h45
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Profissão Papai Noel: A pessoa por trás da barba branca
O bom velhinho que estava escondido, volta ao trono e retoma seu emprego de fim de ano.

Nos meses de novembro e dezembro uma figura transpassa o imaginário coletivo e pode ser avistada em escolas, lojas, supermercados e shopping centers. É a época em que o Papai Noel ganha vida. De plantão para encantar a imaginação do público, o bom velhinho que estava escondido ano passado por conta da pandemia, volta ao trono e retoma seu emprego de fim de ano, para a alegria de crianças e adultos. Porém, dessa vez, o personagem está usando máscara e mantendo o distanciamento social das crianças.

Esta é a quinta vez que o Papai Noel do Buriti Shopping, Ednaldo Braz da Silva, de 59 anos, trabalha vestido de bom velhinho. Durante todo o ano, ele atua em uma transportadora fazendo entregas e já é conhecido por muitas pessoas. “No ano passado, eu trabalhei de Noel presencialmente. Foi dentro de uma caixa de acrílico e eu conversava com as crianças neste sistema. Eram quatro dias on-line que eu ficava na sala com a câmera. Nos outros dias eram presenciais, isolado em uma caixa”, lembra ele.

Já neste ano, ele diz que terá um contato visual melhor, já que as crianças ficam bem mais próximas. “Não chega a tocar porque a pandemia ainda não acabou. Para o ano que vem talvez esteja tudo normalizado”, prevê. Segundo ele, a questão do uso da máscara todo mundo está respeitando. “A mudança que tive que fazer foi em relação à vacina e me precaver bastante, já que tenho contato com diversas pessoas. Há uma vigilância maior para não ter contato”, revela.

Continua após a publicidade

Ednaldo conta que a recepção do público está sendo bastante positiva, inclusive do público mais jovem. Ele se transforma no Papai Noel cerca de 30 minutos antes de ir para o trono receber as pessoas. A reportagem do O Hoje acompanhou um pouco da rotina dele durante este trajeto. As pessoas que visitarem o shopping poderão ver Ednaldo sentado, usando máscara e uma viseira de proteção. Toda a parte externa será revestida por luzes, com cascatas e pinheiros de LEDs nas marquises e passarelas, além de iluminação especial nos espelhos de vidro e portaria principal.

Para as fotos, a recomendação é que não haja muita proximidade com as pessoas. A jovem Sarah Giulia, de 22 anos, diz que na próxima semana irá visitar o bom velhinho no shopping, pois todos os anos ela vai tirar a tradicional foto de Natal. “No ano passado eu preferi não ir porque ainda estávamos em uma situação bastante complicada. Eu peguei Covid e estava com muito medo. Mas agora tudo está se normalizando e a nossa esperança é que no próximo ano tudo volte a ser como era antes”, diz.

Virtual

No último ano, devido à pandemia, grande parte dos shoppings se adaptaram e o Papai Noel era somente virtual. No Goiânia Shopping, a unidade investiu em equipamentos tecnológicos que possibilitaram aos visitantes conversar em tempo real, por videoconferência, com o Papai Noel. Uma grande tela foi instalada na Praça de Eventos para viabilizar o encontro virtual.

Imerso no mundo digital, o Papai Noel interagiu com as famílias pelas redes sociais e aplicativos de conversa. Para suprir a falta de proximidade física, o shopping reforçou a presença virtual do Noel. Ele esteve em vários touching points, totens e mega banners digitais e mensagens espalhadas por QR Codes.

O grande destaque da decoração de Natal deste ano do Goiânia Shopping será o Carrossel Encantado, sob uma imensa árvore natalina decorada de 15 metros de altura. Crianças e adultos puderam se divertir girando no carrossel de cavalinhos, preparado para receber deficientes físicos (com rampa de acesso e trono confortável no lugar de um dos cavalinhos), ao som de músicas natalinas. Entre as sessões do carrossel, os cavalinhos de fibra e a cadeira especial foram devidamente higienizados para evitar a proliferação do Coronavírus.

Decoração

Foi preparada uma decoração clássica e imersiva para o Natal Encantado dos Urso. No centro da decoração, há uma árvore de Natal de 14 metros de altura que promete encantar toda a família. O espaço tem ainda um urso gigante para fotos, carrossel para a diversão das crianças, espaços para oficinas infantis artísticas, gira-gira temático e jogo da memória. Do lado de fora, milhares de microlâmpadas e uma árvore iluminada trazem o brilho do Natal para a fachada.

No Shopping Flamboyant, a magia do Natal estará presente em diversos espaços da unidade. A ideia é mostrar exuberância e riqueza de detalhes ao mesmo tempo. Para isso, um dos mais tradicionais símbolos decorativos, as Bolas de Natal, entram em cena, numa alusão à vida, ao nascimento de Jesus, à salvação do homem e do mundo. O shopping também dá continuidade à campanha comemorativa aos 40 anos do empreendimento, que distribuirá R$1 milhão em vales-compra ao longo de um ano.

Papai Noel do Correios vai beneficiar 6 mil alunos

Por mais um ano, a Prefeitura de Goiânia sela parceria com os Correios na Campanha Papai Noel dos Correios, que vai beneficiar mais de 6 mil alunos da rede municipal de Educação da Capital. A abertura oficial da edição de 2021 do projeto foi realizada, na sede dos Correios em Goiânia, e abriu o período de confecção das cartas.

Os estudantes da rede municipal tiveram do dia 10/11 até o dia 17/11 para produzirem as cartas com os pedidos e enviarem à organização do projeto. Essa participação é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) através de cada gestão escolar. Assim que as cartinhas forem enviadas, passarão por adoção por parte da população engajada na campanha e a previsão de entrega dos presentes é no final de dezembro.

Solidariedade

Há mais de 30 anos, os empregados dos Correios, comovidos com as cartinhas em letrinhas recém-aprendidas ou transformadas em desenhos coloridos que chegavam até a empresa, decidiram tirar esses sonhos do papel. Nascia aí uma das campanhas de solidariedade mais queridas do país: o Papai Noel dos Correios.

A ação ganhou força, se espalhou e hoje une a empresa e a população em uma grande corrente de amor e generosidade. Além das cartinhas das crianças da sociedade, desde 2010, os alunos de escolas públicas são convidados a também expressarem seus desejos ao Papai Noel.

A campanha tem como objetivo incentivar o interesse pelo aprendizado da escrita de cartas pelas crianças e estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais. Para que tudo possa se tornar realidade, os Correios contam com a ajuda de milhares de padrinhos e madrinhas dispostos a fazer a magia do Natal acontecer. Qualquer pessoa pode participar da campanha e fazer a alegria de uma criança. (Especial para O Hoje)

Veja Também