Com cinco óbitos em crianças, cresce registro de acidentes com escorpiões em Goiás

A maioria dos acidentes com escorpião ocorre predominantemente em zona urbana

Postado em: 30-11-2021 às 09h56
Por: Maiara Dal Bosco
Imagem Ilustrando a Notícia: Com cinco óbitos em crianças, cresce registro de acidentes com escorpiões em Goiás
A maioria dos acidentes com escorpião ocorre predominantemente em zona urbana | Foto: Reprodução

Os escorpiões são responsáveis por mais da metade dos acidentes causados por animais peçonhentos em Goiás. O dado foi divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO). Ao todo, entre os anos de 2013 a 2018, foram notificadas 14.545 ocorrências com escorpiões, com o registro de cinco óbitos em crianças. O índice representa 51% das 27.792 ocorrências com animais peçonhentos no período.

Segundo o boletim informativo da SES, a maioria dos acidentes com escorpião (66%) ocorre predominantemente em zona urbana, e tem aumentado de forma significativa nos últimos anos. A SES explica que isso acontece por conta das precárias condições de saneamento, higiene e pela facilidade com que estes animais encontram alimento e abrigo na área urbana, o que favorece a adaptação e proliferação deles. Para se ter uma ideia, o levantamento da SES apontou que em 2018 foram registrados 4.230 acidentes escorpiônicos. Em 2017, foram 3.066, e em 2015, 2.011.

A SES orienta que, em caso de acidente escorpiônico, a vítima vá, imediatamente, à unidade de saúde mais próxima, limpe o local picado com água e sabão. Além disso, destaca que as compressas mornas podem auxiliar no alívio da dor local, e que, caso seja possível, que a vítima peça para alguém tirar uma foto do animal, para ajudar na identificação do mesmo pelo serviço de saúde.

Continua após a publicidade

De acordo com a pasta, os soros antivenenos são distribuídos gratuitamente pelo Ministério da Saúde aos estados. Em Goiás, existem 95 unidades de saúde que possuem os respectivos soros, sendo o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia, a referência no Estado para tratamento de casos graves.

O Capitão do CBMGO, Rogério Silva de Matos ressalta que, em qualquer tipo de acidente envolvendo animais peçonhentos, o primeiro passo a ser seguido é ligar para os Bombeiros, no 193. “O segundo passo é tentar deixar a vítima calma, em repouso, e se possível, deitada ou semi-sentada. Deve-se evitar fazer torniquete, apertar, cortar, ou até mesmo furar a ferida, sendo importante somente lavar a ferida com água e sabão neutro”, afirmou.

Acidente

No último domingo (28), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) foi acionado para socorrer um jovem de 17 anos, vítima de picada de escorpião. Ele estava realizando a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em um prédio de uma universidade no Setor Universitário, em Goiânia. A vítima recebeu os primeiros socorros e foi encaminhada, de forma consciente, para atendimento especializado no HDT.

Em nota, a PUC-Goiás, local em que ocorreu o incidente, esclareceu que a Universidade mantém permanente dedetização para prevenção e controle de pragas conforme as melhores práticas e normas sanitárias. “Apesar disso, especialmente em períodos chuvosos e clima quente, acidentes desta natureza podem acontecer”, diz o comunicado.Com relação ao estudante, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) declarou, em nota, que o aluno poderá participar da reaplicação do Enem, que será realizada nos dias 09 e 16 de janeiro de 2022, desde que siga os procedimentos previstos no edital.  (Especial para O Hoje)

Veja Também