CENG promove a Semana de Engenharia, destinada a profissionais e estudantes da área

O evento será realizado entre 8 e 12 de dezembro e contará com encerramento do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, com palestra sobre Cidades Inteligentes

Postado em: 01-12-2021 às 15h38
Por: Giovana Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: CENG promove a Semana de Engenharia, destinada a profissionais e estudantes da área
O evento será realizado entre 8 e 12 de dezembro e contará com encerramento do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, com palestra sobre Cidades Inteligentes. | Foto: Reprodução

O Clube de Engenharia de Goiás promove, entre os dias 8 e 12 de dezembro, a Semana da Engenharia, evento muito esperado por engenheiros, arquitetos e profissionais ligados às áreas. Suspensa em 2020 por conta da pandemia de Covid-19, a Semana retorna neste ano com seis palestras, visita técnica e show musical de encerramento.

As inscrições podem ser efetuadas pelo site e, para participar, basta doar um brinquedo novo ou em ótimo estado de conservação. Para estudantes os estudantes, será emitido certificado de horas.

A Semana da Engenharia tem início na quarta-feira (8/12), às 19h30, com palestra magna do engenheiro Riumar dos Santos, com o tema “A Infraestrutura de Transportes no Brasil”, que fará uma abordagem histórica sobre o sistema de transporte no país, “retrospectiva, atualização e perspectiva”. O intuito é identificar o “que somos e o que precisamos para figurar entre as potências econômicas mundiais”.

Continua após a publicidade

Na quinta-feira (9) acontecem quatro palestras, duas pela manhã e duas à noite. Na primeira do dia, a arquiteta Evelyn Cristine Moreira Soares abordará “Estudos de Impacto de Trânsito e Vizinhança” e a importância deles no planejamento das cidades. A profissional explica: “os estudos de Impacto de Vizinhança e de Trânsito objetivam descrever, quantificar e analisar, em diferentes aspectos urbanos, os possíveis impactos (diretos e indiretos) de diferentes atividades, antes e após as alterações ocorridas com a implantação de empreendimentos e os impactos decorrentes”.

Na sequência, o engenheiro de minas Renato Boaretto falará sobre a recuperação do solo por meio da mineração, com a palestra “Rochagem: A Aplicação da Mineração na Agricultura”. Boaretto explica que a rochagem é uma prática recente de “recuperação da fertilidade de solos pobres e lixiviados através do uso de misturas de rochas, ou pó de rocha, que torna possível a substituição do uso de fertilizantes químicos, abaixando o custo e o impacto ambiental”.

Às 19h, o engenheiro civil Ricardo Veiga falará sobre “Patologias de Estruturas de Concreto”, para garantir a durabilidade de qualquer edificação. O engenheiro defende que “as inspeções prediais devem ser regularmente realizadas, incluindo a observação de manifestações patológicas nas estruturas de concreto, a fim de prevenir, antecipar riscos, diagnosticar e planejar a recuperação dessas estruturas”.

Encerrando a noite, a engenheira civil, Tatiana Jucá fará uma abordagem sobre as“Tecnologias Inovadoras como Ferramentas para a Engenharia Civil”, a fim de aumentar a precisão e a produtividade dos serviços. “A tecnologia é uma das principais responsáveis pela evolução do mundo moderno. E as tendências tecnológicas podem e devem ser usadas como ferramentas para aumento da precisão e produtividade nos serviços de engenharia”, observa Tatiana.

No sábado (11), às 9h30, o Prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, encerrará a Semana com palestra “Smart Cities – Cidades Inteligentes”. Entusiasta do conceito, Mendanha detalhará o projeto de modernização tecnológica implantado na cidade vizinha, premiado dentro e fora do Brasil.

“O projeto Cidade Inteligente, da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, visa tornar o município mais conectado. Queremos nos tornar a cidade das startups, que realmente sonha e pensa a modernidade e o futuro. E não é apenas internet, é um investimento que irá mudar toda a concepção das pessoas em relação a gestão pública, criando um novo modelo de governança, que será ao mesmo tempo inteligente e conectado com as reais necessidades do cidadão”, destaca.

Veja Também