Principais cidades turísticas de Goiás cancelam festas de Ano Novo com medo da Ômicron

Municípios mostram preocupação com variante Ômicron.

Postado em: 02-12-2021 às 08h11
Por: Maiara Dal Bosco
Imagem Ilustrando a Notícia: Principais cidades turísticas de Goiás cancelam festas de Ano Novo com medo da Ômicron
Municípios mostram preocupação com variante Ômicron. | Foto: Reprodução/Internet

Com três casos já confirmados da variante Ômicron do novo coronavírus no Brasil, municípios vêm repensando os festejos de final de ano. Este é o caso de cidades turísticas como Pirenópolis, Caldas Novas e Goiás, que já anunciaram o cancelamento dos eventos de Réveillon, a exemplo de outras cidades como Salvador, Belo Horizonte, Florianópolis e Brasília.

Ao jornal O Hoje, o prefeito da cidade de Goiás, Aderson Liberato Gouvea, declarou que, diante do surgimento da nova variante e do cenário epidemiológico, a prefeitura já decidiu que não realizará eventos públicos na data. “Decidimos, também seguindo os demais municípios, a não realizar eventos públicos pela prefeitura na virada de ano. Com relação ao Carnaval, que está um pouquinho mais longe, ainda estamos analisando, mas já está definido que o Réveillon, com a tradicional queima de fogos e um evento com show, não será realizado”, afirmou.

O prefeito destacou ainda que a Prefeitura de Goiás está trabalhando para definir como ficará o Decreto Municipal. “Estamos verificando como ficarão as festas privadas. A tendência é que estas festas possam acontecer, mas dentro de um padrão de segurança”, finalizou Aderson.

Continua após a publicidade

No caso de Caldas Novas, a prefeitura realizou alterações na programação de fim de ano no município após sugestão da Secretaria de Saúde do Município. De acordo com o secretário de Turismo, Daniel Ribas, não haverá apresentações musicais e culturais durante as festividades de Natal e Ano Novo.

“Apesar de estarmos em um cenário estável referente ao número de casos, ao quantitativo de mortes e à necessidade de internação de Covid-19, precisamos pensar de forma antecipada quando se trata desse vírus, e é por isso que não iremos realizar nenhuma celebração na esfera pública de festividades de modo presencial no Natal e Reveillon, em Caldas Novas, incluindo a tradicional queima de fogos na virada do ano”, declarou Daniel Ribas. 

Mesmo sem os eventos, o secretário pontuou que haverá decoração natalina nos principais pontos turísticos da cidade e que continua vigente o atual decreto que limita a capacidade de ocupação de hotéis, parques, bares, restaurantes e eventos em 75%.  Segundo relatório da Vigilância Epidemiológica, os casos de Covid-19, caíram 66% em outubro em relação a novembro e os óbitos caíram 85,7% no mesmo período. Já a média móvel do município, se mantém abaixo de cinco casos ao dia, desde o dia 30 de outubro.  “Os números estão controlados, porém, estamos em constante análise para não sermos surpreendidos”, ressaltou o secretário de Saúde, Cláudio Costa.

Em Pirenópolis, a prefeitura confirmou que não irá promover nenhuma festa pública de Réveillon. De acordo com o secretário de Saúde do Município, Hisham Hamida, o surgimento da nova variante é motivo de preocupação neste sentido. “Temos acompanhado o cenário epidemiológico e a nova variante ela nos causa uma preocupação. O município já tinha adotado algumas medidas para a realização de eventos, onde é exigido o certificado de comprovação do esquema vacinal completo para que a pessoa possa participar desses eventos, além do reforço da utilização de máscaras, do álcool em gel e do distanciamento social”, afirmou.

O secretário destacou ainda que o cenário continuará sendo acompanhado para orientar a gestão municipal com objetivo de preservar a vida de todos e que algumas medidas mais rígidas poderão ser adotadas de acordo com a mudança na situação epidemiológica, tanto para realização das festividades no final do ano quanto para o Carnaval de 2022. (Especial para O Hoje)

Veja Também