UFG vai exigir passaporte vacinal para as aulas presenciais a partir do próximo mês

Entidades que representam os professores, técnicos-administrativos e estudantes estão de acordo com a norma para o retorno das aulas.

Postado em: 02-12-2021 às 08h32
Por: Daniell Alves
Entidades que representam os professores, técnicos-administrativos e estudantes estão de acordo com a norma para o retorno das aulas. | Foto: Reprodução/Internet

O passaporte vacinal para frequentar a Universidade Federal de Goiás (UFG) será exigido pela instituição a partir do próximo mês, conforme antecipou o reitor da UFG, Edward Madureira. A decisão abrange professores, técnicos-administrativos, estudantes e visitantes.

O Conselho Universitário da UFG (Consuni) deliberou pela exigência do passaporte vacinal para frequentar as dependências da Universidade. Os procedimentos para a implantação dessa decisão, que explicam de que forma ela funcionará, serão definidos em instrução normativa a ser apresentada posteriormente.

A autoria do requerimento para discussão do assunto foi do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg) e do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sintifesgo) que se posicionaram, durante a reunião, a favor da exigência do comprovante de vacinação.

Continua após a publicidade

O reitor Edward enfatiza que a discussão já vinha ocorrendo em algumas reuniões do Consuni e, em todos os momentos, a gestão ratificou seu compromisso com a vacinação e sua importância para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Conforme resolução aprovada no dia 1 de outubro pelo Consuni, a ampliação das atividades presenciais na UFG ocorrerá no dia 17 de janeiro do próximo ano.

Ele ainda ressalta a importância de se discutir amplamente a forma de implementação da medida dentro da Universidade. “Temos a responsabilidade e o compromisso de fazer valer a decisão. Vamos pensar em como isso será aplicado na UFG e, posteriormente, trabalhar uma portaria nesse sentido. É preciso diminuir os possíveis conflitos entre aqueles favoráveis e contrários à exigência”, pontuou.

Preservação da vida

Durante a reunião, o presidente do Adufg, professor Flávio Alves da Silva, falou sobre a necessidade de discutir o assunto e defendeu que a preservação da vida seja sempre prioridade. “Na visão da ciência, o passaporte de vacinação é uma política pública para a proteção coletiva e o estímulo da imunização. Vacinas salvam vidas e todos os dados científicos comprovam isso”, afirmou.

 Flávio também lembra que o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST) vão exigir a comprovação do imunizante para servidores e visitantes. “Por conta da conjuntura global e de tudo que já analisamos, não há outra forma de promover a retomada segura das atividades acadêmicas que não passe pela vacinação de professores, servidores e estudantes. Temos aqui vários colegas que, inclusive, dedicam suas vidas a essas análises”, ressalta.

Vacinação

Na próxima terça-feira (7), a UFG promove, das 9 às 16 horas, a campanha “Vacinação UFG contra a Covid-19”. Um dos principais objetivos é contribuir com o retorno seguro das atividades acadêmicas, uma vez que as atividades presenciais devem ser retomadas em janeiro de 2022.

A instituição informa que professores, servidores e estudantes poderão tomar a primeira e a segunda dose da vacina. A terceira dose também estará disponível desde que a última dose tenha sido ministrada há mais de cinco meses. Para participar, é preciso apresentar documento pessoal com foto. Para quem vai tomar a segunda ou a terceira dose, também será necessário apresentar o comprovante de vacinação.

Na modalidade drive-thru, as pessoas podem se vacinar no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal – Câmpus Samambaia. Já na modalidade pedestre, o local de vacinação será na Sala de Vacinas da Faculdade de Enfermagem (FEN UFG) – Câmpus Colemar Natal e Silva – Rua 227, Q.68, S/N. Setor Leste Universitário. (Especial para O Hoje)

Veja Também