Novembro tem o menor número de casos e óbitos por Covid-19 em Goiás neste ano

No último mês foram 30.774 registros de pessoas infectadas com a doença, e 297 mortes acarretadas pela mesma; a melhora do cenário é possibilitada especialmente pelo avanço da vacinação

Postado em: 02-12-2021 às 19h18
Por: Giovana Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Novembro tem o menor número de casos  e óbitos por Covid-19 em Goiás neste ano
Último mês registrou 297 mortes acarretadas pelo vírus; a melhora do cenário é possibilitada especialmente pelo avanço da vacinação. | Foto: Reprodução

Em consequência do avanço da vacinação contra Covid-19 no Brasil, os números de casos e de mortes pela doença registrados em Goiás vêm diminuindo diariamente. Como resultado das consecutivas quedas, no mês de novembro foi registrada no estado a menor quantidade de pessoas infectadas com a doença e o menor número de óbitos causados pela Covid-19 neste ano.

A partir da análise dos números disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), a reportagem do O Hoje constatou que, no último mês, foram registrados 30.774 novos casos. Até então, o menor número correspondia ao mês de outubro, quando foram contabilizados 39.619 novos casos. Ou seja, uma diminuição de quase 9 mil na quantidade de ocorrências.

O número de mortes também caiu drasticamente, com o mês de novembro registrando 297 óbitos por Covid-19 contra 701 em outubro. Anteriormente, o mês com menos registros de casos fatais era janeiro, quando o número ainda era maior que o dobro do registrado em novembro: foram 681 óbitos no primeiro mês de 2021.

Continua após a publicidade

Os números mostram ainda que o mês com mais mortes foi abril, quando foram registradas lamentáveis 3.288 perdas. Já o mês que registrou o maior números de casos no Estado foi março, com 88.402 pessoas infectadas. Confira abaixo os registros de casos e óbitos por Covid-19 em Goiás neste ano, mês a mês:

Atualmente, de acordo com o boletim publicado pela SES-GO nesta quinta-feira (02/12), somam-se, desde o início da pandemia, 938.668 casos de doença pelo coronavírus no território goiano. Destes, há o registro de 907.895 pessoas recuperadas e 24.556 óbitos confirmados. Em relação às mortes, até o momento, a taxa de letalidade está em 2,62%, e 390 óbitos suspeitos estão em investigação.

Imunização

O levantamento realizado pela SES-GO em relação à imunização também apurou que, referente à primeira dose, já foram aplicadas 5.220.009 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Em relação à segunda dose, ou dose única, foram vacinadas 4.122.509 pessoas. Esses dados são preliminares e coletados no site Localiza SUS do Ministério da Saúde.

Estado de alerta

Desde que foi reportada à Organização Mundial da Saúde (OMS) pela África do Sul, em 24 de novembro, a variante Ômicron tem gerado discussões sobre os impactos que poderá ter sobre a eficácia das vacinas. Até o momento, não há registro de mortes causadas pela nova cepa, mas ela provoca preocupação em autoridades ao redor do mundo.

Por apresentar um número maior de mutações, a Ômicron pode ser mais transmissível do que as variantes anteriores, o que não significa, entretanto, que será mais letal. Nesse contexto de incertezas, especialistas orientam a manter os cuidados que ajudam a impedir a disseminação do coronavírus, e destacam a importância da vacinação, que se mostra como a medida mais eficaz de combate à pandemia.

Veja Também