Ômicron: sem casos confirmados em Goiás, Saúde afirma estar acompanhando situação de perto

“Apesar das mutações, ( a Ômicron) possui a mesma forma de transmissão", ressaltou a SES-GO, sobre a nova variante.

Postado em: 07-12-2021 às 17h37
Por: Almeida Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Ômicron: sem casos confirmados em Goiás, Saúde afirma estar acompanhando situação de perto
“Apesar das mutações, ( a Ômicron) possui a mesma forma de transmissão", ressaltou a SES-GO, sobre a nova variante.

A nova variante do coronavírus, Ômicron,  já foi detectada em pelo menos 50 países até a última segunda-feira (6). No Brasil, já foram confirmados seis casos, três em São Paulo, duas no Distrito Federal e uma no Rio Grande do Sul.  Em Goiás,  segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), ainda não há casos confirmados de pacientes com a nova variante.

A SES-GO informou que, até o momento, não há casos confirmados de Covid pela variante Ômicron no Estado de Goiás. As orientações  passadas pela Secretaria de Saúde são referentes  a manutenção dos protocolos sanitários, de modo que aglomerações sejam evitadas.  Além disso,  o uso de álcool em gel, máscaras e a conclusão do ciclo de vacinação, inclusive com a dose de reforço, também são recomendados.

 “Apesar das mutações, ( a Ômicron) possui a mesma forma de transmissão”, ressaltou a SES-GO, sobre a nova variante. 

Continua após a publicidade

Com o intuito de  aumentar a cobertura vacinal, a Secretaria informou que  também trabalha em conjunto com os gestores municipais, Ministério Público, entidades de empregadores como FIEG, CIEG, Sinduscom, Fecomercio,  dentre outras instituições, utilizando estratégias para facilitar o acesso à vacina. O estado de Goiás também integra a Rede Genômica Nacional, que realiza a análise de amostras encaminhadas de 15 em 15 dias para os centros de referências. De modo a contribuir com a identificação das variantes já conhecidas no Estado.

“Goiás mantém-se em atenção, fazendo o trabalho preventivo, por meio do seu Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO), que já recebeu equipamentos para identificar cepas da Covid-19 e, gradativamente, recebe os insumos necessários para tal. Em breve, a equipe participará de capacitação para começar o trabalho de análise para identificação das novas cepas. Enquanto isso, a parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) tem garantido o sequenciamento semanal das amostras ao Estado. “, afirmou a SES-GO.

Vacinação

Levantamento realizado pela SES-GO apurou que, referente à primeira dose, foram aplicadas   5.222.773 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Em relação à segunda dose, foram vacinadas 4.158.868 pessoas. Esses dados são preliminares e coletados no site Localiza SUS do Ministério da Saúde.

Veja Também