Internet móvel: Goiás terá a tecnologia 5G até julho do próximo ano

Esta expansão foi possível após leilão do 5G, realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações

Postado em: 10-12-2021 às 09h46
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Internet móvel: Goiás terá a tecnologia 5G até julho do próximo ano
Esta expansão foi possível após leilão do 5G, realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações | Foto: Reprodução

Até julho do próximo ano, Goiás terá a tecnologia 5G. Conforme divulgou o Ministério das Comunicações, o novo padrão de conectividade chegará, de forma escalonada, às demais cidades até 2029. Também estão previstos investimentos para ampliar a rede 4G em localidades, municípios e rodovias que ainda não contam com essa cobertura.

Esta expansão foi possível após leilão do 5G, realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e promovido pelo Ministério das Comunicações (MCom) no início de novembro. O Governo Federal estabeleceu compromissos que devem ser cumpridos pelas empresas vencedoras para aumentar a conectividade em todo Brasil.

“Nosso propósito ao realizar um leilão não-arrecadatório é permitir que os valores das outorgas possam ser investidos em melhorias diretas para a população. Vamos ampliar a digitalização no Brasil e conectar brasileiros de todas as regiões”, destaca o ministro das Comunicações, Fábio Faria. 

Continua após a publicidade

No Estado, há 24 localidades não sede, com cobertura 4G. Além disso, de acordo com o Ministério, são 193 localidades em Goiás com 4G e 22 municípios com a tecnologia. Para oferecer tecnologia 5G, as empresas precisam desativar nas cidades o sinal de TV por meio de antenas parabólicas. 

O Ministério informa que as operadoras devem assegurar que famílias recebam novos equipamentos para a recepção do sinal de TV aberta e gratuita na banda Ku. O trabalho será acompanhado pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

Em todo o país, entre os compromissos previstos no edital, está a expansão do sinal 4G ou superior para localidades e municípios que ainda não contam com essa tecnologia. Esse padrão de conectividade será ativado em 447 localidades e em 53 municípios, beneficiando 181,6 mil pessoas. Cerca de 7,5 mil quilômetros de rodovias federais (hoje sem conectividade) serão contemplados com cobertura de internet 4G. (Especial para O Hoje).

Veja Também