Fortes chuvas causadas por ciclone provocam inundações e castigam ao menos 24 cidades da Bahia

Governo estadual declarou estado de emergência em municípios atingidos

Postado em: 10-12-2021 às 13h48
Por: Fernanda Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Fortes chuvas causadas por ciclone provocam inundações e castigam ao menos 24 cidades da Bahia
Governo estadual declarou estado de calamidade em municípios atingidos | Foto: Reprodução

Aproximadamente 24 municípios da Bahia foram atingidos por tempestades provocadas por um ciclone extratropical, fenômeno que forçou o governo estadual a declarar estado de calamidade. Imagens de algumas cidades mostram inundações e danos provocados pela forte chuva que caiu nesta quinta-feira (9/12). Em Itamaraju, por exemplo, o volume de água de chuva chegou a 450mm, conforme informações do MetSul. A previsão é de que o ciclone deve se intensificar nesta sexta-feira, causando mais chuvas, mas apresentando menos risco à costa brasileira, já que se encontra mais distante.

O fenômeno foi causado por um centro de baixa pressão, que adentrou na costa do Rio de Janeiro e se moveu para o Sul pelo Oceano Atlântico. Conforme se deslocou para o Sul e se aprofundou em mar aberto, uma espiral de nuvens de formação ciclônica se formou na última quinta, na altura do nordeste de Minas Gerais, norte do Espírito Santo e oeste e sul da Bahia. O Climatempo prevê que a chuva deverá diminuir de forma geral no domingo (12/12).

Uma força-tarefa foi convocada para ajudar no resgate de moradores que ficaram ilhados. Entre eles, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), a Defesa Civil e bombeiros que estavam de férias. As prefeituras ainda estão apurando os danos e prejuízos provocados pela tempestade.

Veja Também