Centro Histórico de Pirenópolis terá circulação exclusiva de pedestres no Réveillon

O planejamento que visa o fechamento de parte da área histórica da cidade tem como intuito proporcionar mais segurança aos transeuntes e tranquilidade aos moradores e turistas

Postado em: 12-12-2021 às 10h30
Por: Giovana Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Centro Histórico de Pirenópolis terá circulação exclusiva de pedestres no Réveillon
O planejamento que visa o fechamento de parte da área histórica da cidade tem como intuito proporcionar mais segurança aos transeuntes e tranquilidade aos moradores e turistas. | Foto: Reprodução

O prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Melo, anunciou que, no feriado de Réveillon, parte do Centro Histórico da cidade será fechado, com o intuito de priorizar os pedestres. A prefeitura não realizará festas públicas em atenção à situação de pandemia, mas quer garantir um espaço de circulação seguro para quem estiver na cidade.

“Sem a circulação de veículos das 18 horas do dia 31 de dezembro de 2021 até às 8 horas do dia 1º de janeiro de 2022, as ruas do Centro Histórico ficarão livres para que as pessoas possam trafegar com distanciamento, tranquilidade e segurança”, explicou o chefe do Executivo municipal.

A decisão foi tomada após estudo realizado pela Superintendência de Trânsito de Pirenópolis com a opinião da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. “Tivemos muito cuidado em fazer esse isolamento pensando na fluidez do trânsito e na liberação dos acessos ao hospital”, explica a superintendente de Trânsito, Roberta Pina. “Os comerciantes também deverão estar atentos às entregas, que deverão ser agendadas até às 18 horas do dia 30 de dezembro”, acrescentou.

Continua após a publicidade

Cadastramento

Os moradores e donos de pousadas e casas de temporada do Centro Histórico devem realizar um cadastramento para garantir acesso de veículos no dia 31 de dezembro. Para isso, entre os dias 13 e 20 de dezembro, esse público deverá comparecer à Superintendência de Trânsito, no prédio anexo à Prefeitura, na Rua Comendador Joaquim Alves, nº 28, Centro, munidos de RG e CPF, documento do veículo e comprovante de endereço para garantirem as credenciais. O atendimento será realizado no horário comercial, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta.

O cadastramento é necessário somente para moradores e donos de pousadas e casas de temporada do Centro Histórico e viabilizará acesso à área até as 18 horas do dia 31 de dezembro. “Não será permitida a circulação de veículos após esse horário. O credenciamento é exigido somente para acesso: aquele morador que precisa chegar com as compras e os hóspedes que deverão descarregar a bagagem. Depois disso, circular somente à pé”, diz Roberta.

O objetivo da Prefeitura de Pirenópolis é promover mais tranquilidade aos habitantes do Centro Histórico e organizar o trânsito para evitar tumultos, trazendo mais segurança para todos e oportunizando a tomada das ruas pelos pedestres. “A estratégia para que a ação seja um sucesso foi pensada observando variados pontos e acreditamos que será uma experiência muito interessante para todos”, finalizou a superintendente.

Veja Também