Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Primeiros casos da variante Ômicron em Goiás são confirmados em Aparecida de Goiânia

Prefeito Gustavo Mendanha disse que duas mulheres se infectaram e estão com sintomas leves; até agora, o Brasil soma 10 casos confirmados da nova cepa no país

Postado em: 12-12-2021 às 11h38
Por: Giovana Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Primeiros casos da variante Ômicron em Goiás são confirmados em Aparecida de Goiânia
Prefeito Gustavo Mendanha disse que duas mulheres se infectaram e estão com sintomas leves; até agora, o Brasil soma 10 casos confirmados da nova cepa no país. | Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Os primeiros casos da variante Ômicron da Covid-19 em Goiás foram confirmados neste domingo (12/12), em moradores de Aparecida de Goiânia. O prefeito da cidade, Gustavo Mendanha, informou por meio das redes sociais que as pacientes são duas mulheres, de 20 e 46 anos, que apresentam sintomas leves da doença.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde, até as 18h de sábado (11) no relatório do Cievs nacional não existiam casos dessa variante em Goiás. Portanto, estes serão considerados os primeiros.

A suspeita é de que as pacientes se contaminaram após contato com um casal de missionários que vieram de Luanda, capital da Angola, na África. Mendanha explicou que os missionários desembarcaram em Guarulhos (SP) em 3 de dezembro, e fizeram o teste RT-PCR, que deu negativo. Depois, eles ficaram em Aparecida de Goiânia entre os dias 3 e 5 deste mês.

Continua após a publicidade

Nesse período, os missionários tiveram contato com as duas mulheres, que foram diagnosticadas com o coronavírus no dia 09 de dezembro. O prefeito explicou que, apesar de o casal vindo de Luanda ter testado negativo, a Vigilância em Saúde de Aparecida resolveu fazer o sequenciamento genético das duas mulheres que testaram positivo.

“Não é preciso entrar em pânico porque essa variante é bem mais leve. Mas isso é um alerta para continuar vacinando a população e testando também”, disse Mendanha.

Com os dois novos registros da variante Ômicron do coronavírus em Goiás, sobe para 10 o número de casos confirmados da cepa no Brasil, que de acordo com o Ministério da Saúde contava com oito casos até este sábado (11), sendo que metade dos registros era de São Paulo.

Veja Também