Goiânia vai testar passageiros que desembarcaram no aeroporto a partir de hoje (13)

As pessoas que testarem positivo para a doença serão monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia

Postado em: 13-12-2021 às 09h30
Por: Maiara Dal Bosco
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia vai testar passageiros que desembarcaram no aeroporto a partir de hoje (13)
As pessoas que testarem positivo para a doença serão monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia | Foto: Reprodução

A Prefeitura de Goiânia começa a oferecer hoje (13), testagem de Covid-19 para os passageiros que desembarcarem no Aeroporto Internacional de Goiânia – Santa Genoveva. A medida, que não terá caráter obrigatório, visa reforçar o cuidado e evitar a propagação de novas cepas da Covid-19. As pessoas que testarem positivo para a doença serão monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia. 

Conforme o titular da SMS, Durval Pedroso, os passageiros que desembarcarem em Goiânia e pretendem ficar na cidade por mais de cinco dias e testarem positivo, serão monitorados como forma de melhoria da vigilância em saúde, bem como dos casos de Covid-19. “Para isso, vamos disponibilizar testes para todos interessados”, explica. 

Durval Pedroso ressalta que esse é um período em que as pessoas se movimentam mais em razão das festividades de fim de ano e, segundo ele, ações de vigilância precisam ser reforçadas. “Já estamos em momento de férias escolares, as festas de fim de ano já têm início e, consequentemente, aumenta a circulação de pessoas, sobretudo nos aeroportos”, aponta ele, acrescentando que a medida é importante para a reavaliação do cenário epidemiológico diante do surgimento da nova variante.

Continua após a publicidade

O secretário reforça ainda a importância da imunização e da população completar o esquema vacinal. “Hoje temos a situação mais controlada, com cerca de 70% da população acima de 12 anos completamente imunizada e 85% com pelo menos a 1ª dose. Há a diminuição na demanda da infraestrutura hospitalar e a redução no número de casos. Atribuímos isso à vacinação e lembramos que ainda precisamos continuar em atenção quanto aos protocolos sanitários”, ressalta. 

Entrada de viajantes 

Foi postergada, por sete dias, a portaria que regulamenta a entrada de viajantes vindos do exterior para o Brasil. A medida, anunciada pelo Ministério da Saúde na sexta-feira (10), foi tomada para não prejudicar as pessoas que estão sem o cartão de vacinação impresso e precisam retornar ao país. Uma nova portaria deverá ser publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

A medida foi tomada porque na madrugada da última sexta-feira (10), a Pasta sofreu um incidente que comprometeu temporariamente alguns sistemas como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.  

Novas regras

De acordo com o texto da portaria interministerial, viajantes devem apresentar comprovante de vacinação completa com aplicação da última dose ou dose única, no mínimo, 14 dias antes do embarque, e teste RT-PCR negativo feito 72 horas antes do embarque ou teste negativo de antígeno realizado 24 horas antes.

Aqueles que não tiverem tomado a vacina, além de apresentarem os resultados dos testes, deverão cumprir quarentena de cinco dias na cidade do destino final e no endereço indicado na Declaração de Saúde do Viajante, formulário adequado para esse fim, que será enviado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância e Saúde (Cievs) Nacional. Ao final da quarentena, um novo teste RT-PCR ou antígeno será exigido. Caso o teste dê positivo, o viajante continuará em quarentena de acordo com os protocolos do Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde. Caso dê negativo, ele poderá circular normalmente pelo país. (Especial para O Hoje)

Veja Também