Confira como realizar o cadastro antecipado para vagas em escolas e Cmeis de Goiânia em 2022

O objetivo da antecipação é facilitar os requerimentos de matrícula, dar agilidade ao processo e evitar congestionamentos do sistema.

Postado em: 13-12-2021 às 17h30
Por: Almeida Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Confira como realizar o cadastro antecipado para vagas em escolas e Cmeis de Goiânia em 2022
O objetivo da antecipação é facilitar os requerimentos de matrícula, dar agilidade ao processo e evitar congestionamentos do sistema. | Foto: Divulgação

O cadastro antecipado para a solicitação de vagas em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Goiânia começa nesta terça-feira (14). Os pais e responsáveis devem cadastrar informações pessoais da criança e da família no do site da Secretaria Municipal de Educação (SME). O objetivo da antecipação é facilitar os requerimentos de matrícula, dar agilidade ao processo e evitar congestionamentos do sistema.

O início do processo de cadastro deve ser feito exclusivamente pelo site da Educação por meio do ícone e-matrícula, onde devem ser inseridos os dados do candidato a aluno. Depois, deve ser informado se a criança está incluída nos grupos prioritários da SME, que estão divididos em “filhos de mães trabalhadoras” e “beneficiários de programas sociais do Governo Federal”. Sendo 50% das vagas reservadas para os dois grupos prioritários e os outros 50% destinados para o público em geral.  É obrigatório conter o número de CPF da criança, nome completo, número do NIS (caso possuir benefício do Governo Federal), data de nascimento, sexo, se possui alguma necessidade especial, se é gêmeo e data de nascimento.

Além dos dados da criança, os do responsável também deverão ser inseridos, como o CPF, nome completo, qual membro da família (pai, mãe, avó, etc), data de nascimento, número do NIS (caso recebe benefício do governo), dois números de telefone e endereço completo. Em caso de pais menores de idade, o cadastro deverá ser efetuado pelo responsável dos pais.

Continua após a publicidade

A última etapa é cadastrar os dados socioeconômicos, como a quantidade de membros da família que moram na casa, quantos membros possuem renda, qual a renda total da família, qual o tipo de moradia (aluguel, própria, financiada, emprestada) e o bairro.

 O cadastro antecipado não garante a vaga, após a realização do cadastro, é necessário realizar a pré-matrícula. As matrículas na rede municipal de Educação têm início no dia 4 de janeiro, com a solicitação de vagas para o Ensino Fundamental e, no dia 11, tem início as inscrições para os Cmeis e CEIs. Ambos serão feitos somente de forma online, por meio do site da Educação.

Veja Também