Quinta-feira, 28 de março de 2024

Alerta: 900 mil pessoas que poderiam tomar a 2ª dose não retornaram aos postos

Aproximadamente 80% da população tomaram duas doses da vacina, o que corresponde 139,4 milhões de pessoas.

Postado em: 18-12-2021 às 08h31
Por: Maiara Dal Bosco
Imagem Ilustrando a Notícia: Alerta: 900 mil pessoas que poderiam tomar a 2ª dose não retornaram aos postos
Aproximadamente 80% da população tomaram duas doses da vacina, o que corresponde 139,4 milhões de pessoas. | Foto: Reprodução/Internet

Dados da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), divulgados pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) apontam que cerca de 900 mil pessoas que já poderiam tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 ainda não retornaram aos postos de vacinação no Estado.

De acordo com a SES, tomaram a primeira dose da vacina em Goiás 5.235.405 pessoas, o que equivale a 74,6% da população do Estado. O índice de vacinados com segunda dose ou dose única é de 60,07%, o que representa 4.215.698 pessoas. Receberam a dose de reforço 456.419 pessoas.

Campanha

Continua após a publicidade

Para incentivar a vacinação contra a Covid-19, o MPGO e a SES lançaram ontem (17) a campanha institucional “Sou pela Vida, Estou Vacinado”. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Goiânia e do Ministério Público Federal. À ocasião do lançamento, a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, destacou a importância da campanha e da vacinação.

“A vacina é segura sim, ela é eficaz sim. E nós precisamos melhorar a cobertura vacinal, porque estudos mostram que quando você tem uma população mais protegida, você tem um risco menor de aumentar novamente os casos, de ter novas ondas, e, principalmente, de aumentar internações e óbitos”, afirmou Flúvia.

Segundo a superintendente, a cobertura vacinal precisa ser melhorada para que o cenário pós festas de final de ano seja mais tranquilo. “Precisamos melhorar as nossas coberturas [vacinais], para que tenhamos um pós réveillon mais tranquilo, ainda com baixas internações, com números baixíssimos de óbitos e é isso que desejamos alcançar em 2022”, destacou.

Novembro

Em novembro, dados do Ministério da Saúde apontaram que o mês registrou o menor número de mortes pela doença desde abril de 2020. Em relação a outubro deste ano, a queda na quantidade de óbitos foi de 38%. A melhora na situação epidemiológica chega depois de o Brasil aplicar mais de 315 milhões de doses de imunizantes. Até o momento, mais de 90% da população vacinável está com ao menos uma dose no braço, o equivalente a quase 160 milhões de pessoas do público-alvo. Aproximadamente 80% da população tomaram duas doses da vacina, o que corresponde 139,4 milhões de pessoas.

Já nesta semana, o Brasil registrou a menor média móvel de mortes pelo coronavírus em 2021. A baixa foi de 93% se comparado com o pico da pandemia registrado em abril deste ano.

GoiásSegundo último boletim divulgado pela SES-GO, em 09 de Dezembro, há, em Goiás, 943.102 casos confirmados do novo coronavírus. Destes, há o registro de 24.604 óbitos confirmados, o que representa uma taxa de letalidade de 2,61%. No Estado, há 581.041 casos suspeitos e 389 óbitos suspeitos em investigação.

Veja Também