Covid-19: mais dois casos da variante Ômicron são confirmados em Aparecida de Goiânia

De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, até o dia 16 de dezembro, o Brasil havia identificado 19 casos de contaminação no país.

Postado em: 20-12-2021 às 09h35
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Covid-19: mais dois casos da variante Ômicron são confirmados em Aparecida de Goiânia
De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, até o dia 16 de dezembro, o Brasil havia identificado 19 casos de contaminação no país. | Foto: Reprodução/Internet

No último sábado (18/12), a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS)  identificou dois novos casos de covid-19 provocados pela variante Ômicron. Os dois pacientes estão em isolamento, sendo acompanhados pela Central de Telemedicina. Eles estão com esquema vacinal completo, passam bem e não apresentam sintomas. Com a identificação desses dois casos, o município totaliza quatro registros da nova cepa, todos eles relacionados entre si. 

Ainda não há, portanto, transmissão comunitária na cidade. SMS segue testando em massa, monitorando os casos positivos e sequenciando todas as amostras de RT-PCR que se enquadrem nos critérios científicos. A estratégia possibilita a rápida identificação de novos casos e o bloqueio da cadeia de transmissão do vírus.

Já no último domingo (19), o município detectou a variante Ômicron em duas moradoras que tiveram contato com um casal de missionários vindo de Luanda (África), em decorrência de um evento religioso realizado em Goiânia. Trata-se de um homem de 51 anos que teve contato com um dos dois primeiros casos confirmados da variante e uma mulher de 48 anos que participou do evento religioso em Goiânia.

Continua após a publicidade

Variante Ômicron no Brasil 

De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, até o dia 16 de dezembro, o Brasil havia identificado 19 casos de contaminação, sendo 13 em São Paulo, 2 no Distrito Federal, 2 no Rio Grande do Sul e 2 em Goiás. Segundo a pasta, evidências científicas apontam que a variante possui um índice de transmissibilidade maior que as outras, mas não há estudos comprovados sobre a sua severidade e nem sobre a resposta vacinal contra a nova variante.

Veja Também