Mais de 300 Cmeis e escolas serão ampliadas e reformadas em Goiânia

Haverá reforço nas disciplinas de matemática e língua portuguesa

Postado em: 21-12-2021 às 08h53
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais de 300 Cmeis e escolas serão ampliadas e reformadas em Goiânia
Haverá reforço nas disciplinas de matemática e língua portuguesa | Foto: Reprodução

Cerca de 330 Cmeis e escolas da rede municipal de Goiânia serão reformadas e ampliadas para o retorno das aulas no próximo ano, por meio do programa Aprender Sempre, lançado hoje (21). O programa tem como objetivo aprofundar as aprendizagens dos estudantes do Ensino Fundamental por meio de cadernos de atividades que vão ampliar, em 2022, o ensino de língua portuguesa e matemática. 

O evento de lançamento, que contará com a presença do prefeito Rogério Cruz, do secretário Wellington Bessa e diretores das unidades de Educação, ocorrerá a partir das 10h30 horas no Teatro Madre Esperança Garrido, no Centro. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME) as obras ocorrerão nos próximos dias, no período de recesso escolar, e visam garantir um retorno presencial das atividades em 2022 para todos os servidores e alunos. Os recursos que serão utilizados nas reformas são provenientes do fundo municipal e integram o Programa de Autonomia Financeira das Instituições Educacionais (PAFIE).

Continua após a publicidade

Com o anúncio das reformas e o lançamento do Aprender Sempre, a Secretaria pretende garantir ambientes educacionais adequados e melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. As duas iniciativas se somam às ações já desenvolvidas pela Prefeitura de Goiânia, como o Smart Educação e o Escola Viva, para modernizar as escolas e os Cmeis da capital e recuperar o nível de aprendizagem após um período de ensino remoto ocasionado pela pandemia da Covid-19. 

Escolas em tempo integral 

Além disso, para o próximo ano, mais cinco unidades passam a oferecer atendimento integral, com o objetivo de potencializar a formação dos alunos matriculados no Ensino Fundamental, informa a SMS. Em 2021, a modalidade atendeu 6,7 mil estudantes em 35 escolas. 

Com o aumento do número de instituições, a SME pretende melhorar as aprendizagens depois dos inúmeros desafios impostos pela pandemia.“O caminho para a Educação de qualidade passa, também, pelo ensino em tempo integral. Por isso, para o próximo ano letivo, as famílias de Goiânia terão acesso à modalidade em 40 instituições, que estarão preparadas para receber as crianças e adolescentes com inúmeras atividades pedagógicas”, explica o secretário, Wellington Bessa. 

Em Goiânia, os estudantes passam nove horas nas escolas de tempo integral. Das 7h às 16h15 são servidas três refeições, incluindo o café da manhã, almoço e lanche da tarde, e realizadas atividades dentro e fora das salas de aula. Neste período, as crianças também têm horário para higiene pessoal, além de um momento de descanso e tranquilidade. 

O atendimento pedagógico das escolas integrais em 2022 continua baseado nas diretrizes da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No atual formato, foram adicionadas atividades ampliadoras dentro do currículo, com abordagem diferenciada no contraturno das aulas. 

Cadastro Antecipado

Para que as crianças e os adolescentes possam ser matriculados nas 40 unidades de tempo integral na SME Goiânia, pais e responsáveis devem realizar o Cadastro Antecipado, que começou nesta semana, e ficar atentos ao período de pré-matrícula, que começa para escolas no dia 4 de janeiro do próximo ano. Todo o processo é realizado no site da Educação, no ícone e-matrícula. Para mais informações, acesse: https://www10.goiania.go.gov.br/sisgeweb/. (Especial para O Hoje).

Veja Também