Quinta-feira, 28 de março de 2024

Após 35 anos de atendimentos, Dr. Zacharias Calil se despede do Hospital Materno Infantil

Calil deixou o HMI para atender no novo Hospital da Criança e do Adolescente, que funcionará na sede do antigo Hcamp.

Postado em: 21-12-2021 às 09h28
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Após 35 anos de atendimentos, Dr. Zacharias Calil se despede do Hospital Materno Infantil
Calil deixou o HMI para atender no novo Hospital da Criança e do Adolescente, que funcionará na sede do antigo Hcamp | Fotos: Divulgação

O médico, cirurgião pediátrico e deputado federal Dr. Zacharias Calil (Democratas) deixou nesta segunda-feira (20/12) o corpo de funcionários do Hospital Materno Infantil (HMI), onde atuou por 35 anos. Calil deixou o HMI para atender no novo Hospital da Criança e do Adolescente, que funcionará na antiga sede do Hospital de Campanha (Hcamp) do tratamento para pacientes com Covid-19.

Calil afirmou que o encerramento das atividades no HMI foi o fechamento de um ciclo para o recomeço de um novo, no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente. Ele irá assumir todas as especialidades clínicas e cirúrgicas nesta nova sede, inclusive fazendo atendimentos às segundas e sextas-feiras.

Na despedida do HMI, ele visitou o Centro Cirúrgico, a UTI Pediátrica, o antigo consultório onde atendeu durante estes últimos anos e se encontrou com pacientes, colegas e amigos com quem trabalhou nos últimos anos 35 anos para se despedir.

Continua após a publicidade

“Durante todo este período eu trabalhei aqui, realizando um trabalho tranquilo, proveitoso e com milhares de cirurgias que foram feitas durantes todos estes anos. Tiveram meses, inclusive, que eu fazia 120 cirurgias por mês, totalmente pelo SUS [Sistema Único de Saúde]”, comenta o médico cirurgião.

Entre outras áreas, Dr. Zacharias Calil se tornou referência nacional em cirurgias complexas para separação de gêmeos siameses. Ao todo, o médico fez 21 cirurgias deste tipo, 20 delas foram realizadas na estrutura do HMI e uma em Salvador. “Em 1999, quando inauguramos a UTI, começamos a fazer várias cirurgias complexas em que nós enfrentamos o desafio que foi realizar uma cirurgia de separação de duas gêmeas siameses”, comenta.

Novo Hospital da Criança e do Adolescente

O cirurgião pediátrico, médico e também deputado federal não deixará de atender pacientes. A partir de janeiro de 2022 o parlamentar continuará com atendimentos de crianças e adolescentes no tratamento de hemangiomas na nova sede do Hospital da Criança e do Adolescente, que já nasce com 30 leitos de UTI. 

Ao lado do governador Ronaldo Caiado (Democratas) e do secretário da Saúde, Ismael Alexandrino, o parlamentar participou das articulações para a compra da sede do Hospital do Servidor Público e para a transformação do Hcamp num hospital que, segundo o parlamentar, vai atender clinicamente e cirurgicamente as crianças e os adolescentes com estrutura, qualidade e sem filas.

O parlamentar destinou R$ 9 milhões em emendas parlamentares para o hospital e mais R$ 4,5 milhões na construção deste hospital e todos os recursos destinados por Zacharias Calil serviram para a compra de equipamentos e serão utilizados nos dois hospitais. Isso porque a antiga sede do HMI continuará servindo como hospital, será a sede do Hospital Estadual da Mulher, que vai assumir toda a ginecologia que era atendida no Hospital Geral de Goiânia (HGG) e todo o tratamento de gestação de alto risco. 

Essa demanda, de criação de um hospital para atender crianças foi o que o colocou na política e que era a sua principal pauta na campanha de 2018, quando foi o terceiro deputado mais votado. Cumprida a promessa em menos de três anos de mandato, o parlamentar faz questão de lembrar que continua como pré-candidato ao Senado Federal e que pretende participar da chapa majoritária governador Ronaldo Caiado.

“É muito importante lembrar que eu sou médico e político, segundas e sextas-feiras eu continuo atendendo como médico e durante o meio da semana sou político e não faço politicagem, participo assiduamente das sessões e das comissões temáticas e continuo com a minha carreira na medicina”, conclui o parlamentar.

Com informações de sua Assessoria de Comunicação.

Calil em despedida do HMI | Foto: Divulgação

Veja Também